Delação é incentivada e encorajada

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 14:49:08 (Atualizado em: 2016-08-22 23:26:02)

Tags: citações, delação, fofocas, denúncias

*** A Sentinela, 1 de Setembro de 1987, pág. 12 - “Tempo para falar” — quando? ***

MARIA trabalha como assistente médica num hospital. Um requisito que tem de acatar no seu trabalho é manter as confidências. Tem de impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a documentos e a informações relacionados com o seu trabalho. As leis no seu estado também regulam a revelação de informações confidenciais sobre pacientes.

Certo dia, Maria viu-se confrontada com um dilema. No manejo dos registros médicos, ela encontrou uma informação que indicava que uma paciente, que era concristã, submetera-se a um aborto. Tinha ela a responsabilidade bíblica de expor esta informação aos anciãos na congregação, embora isso pudesse resultar em perder seu emprego, ser processada, ou em seu empregador ter problemas jurídicos? Ou justificaria Provérbios 11:13 manter o assunto oculto? O texto reza: “Quem anda em volta como caluniador está revelando palestra confidencial, mas quem é fiel no espírito encobre o assunto.” — Compare isso com Provérbios 25:9, 10.

[...]

Embora os cristãos não estejam propriamente sob a Lei mosaica, os princípios dela ainda se aplicam na congregação cristã. Portanto, pode haver ocasiões em que o cristão tem a obrigação de trazer um assunto à atenção dos anciãos. É verdade que, em muitos países, é ilegal revelar a pessoas não autorizadas aquilo que se encontrou em registros particulares. Mas, se o cristão, depois de considerar isso com oração, achar que se confronta com uma situação em que a lei de Deus exige dele relatar o que sabe, apesar das exigências de autoridades inferiores, então esta é uma responsabilidade que ele aceita perante Jeová. Há ocasiões em que o cristão ‘tem de obedecer a Deus como governante antes que aos homens’. — Atos 5:29.

Embora juramentos ou promessas solenes nunca devem ser encarados levianamente, pode haver ocasiões em que promessas exigidas por homens estão em conflito com o requisito de que demos devoção exclusiva ao nosso Deus. Quando alguém comete um pecado grave, ele, na realidade, vem a estar sob uma ‘imprecação pública’ Daquele a quem fez o mal, Jeová Deus. (Deuteronômio 27:26; Provérbios 3:33) Todos os que se tornam parte da congregação cristã colocam-se sob um “juramento” de manter a congregação limpa, tanto pelo que pessoalmente fazem, como pela maneira em que ajudam outros a permanecer limpos.

[...]

Maria estava um pouco apreensiva sobre os aspectos legais, mas achava que, nesta situação, os princípios bíblicos tinham mais peso do que o requisito de proteger a privatividade dos registros médicos. Aquela irmã, certamente, não iria querer ficar ressentida e tentar retaliar por causar-lhe dificuldades, raciocinava ela. Portanto, quando Maria analisou todos os fatos à sua disposição, ela decidiu conscienciosamente que era tempo de “falar”, não de ‘ficar quieta’.

[...]

Pode haver ocasiões em que um servo fiel de Deus se sente motivado, por convicções pessoais, baseadas no seu conhecimento da Palavra de Deus, a forçar ou mesmo violar os requisitos de manter confidências por causa das exigências superiores da lei divina. Isso requer coragem e discrição. O objetivo não seria espionar a liberdade de outra pessoa, mas sim ajudar os errantes e manter a congregação cristã limpa. Transgressões menores, devido ao pecado, devem ser desconsideradas. Nisso, “o amor cobre uma multidão de pecados”, e devemos perdoar “até setenta e sete vezes”. (Mateus 18:21, 22) Este é o “tempo para ficar quieto”. Mas quando existe a tentativa de ocultar pecados graves, pode ser o “tempo para falar”.

[Nota(s) de rodapé]

Maria é uma pessoa hipotética, confrontada com uma situação igual à confrontada por alguns cristãos. A maneira de ela lidar com esta situação retrata como alguns aplicaram os princípios bíblicos em circunstâncias similares.

*** A Sentinela, 15 de Agosto de 1997, pág. 30 - Um ato de amor baseado em princípios ***

Relatar uma transgressão é um ato de preocupação genuína para com aquele que errou. Tiago escreveu: “Meus irmãos, se alguém entre vós se desencaminhar da verdade e outro o fizer voltar, sabei que aquele que fizer um pecador voltar do erro do seu caminho salvará a sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.” — Tiago 5:19, 20.

Assim, por que se deve relatar o que é mau? Porque dá bons resultados. Na verdade, relatar uma transgressão é uma demonstração de amor cristão baseado em princípios para com Deus, a congregação e o transgressor. Quando cada membro da congregação apóia lealmente as normas justas de Deus, Ele abençoa ricamente toda a congregação. Como escreveu o apóstolo Paulo: “Ele [Jeová] vos fará também firmes até o fim, para que não estejais expostos a nenhuma acusação no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” — 1 Coríntios 1:8.

*** Conhecimento, cap. 14 - A autoridade de quem você deve reconhecer?*** 22 [...] Para que a congregação seja mantida limpa, pode acontecer que outros, que não sejam anciãos, precisem relatar casos de transgressão séria. (Levítico 5:1) O cristão que comete um pecado grave e aceita a disciplina e a repreensão bíblica recebe ajuda. Naturalmente, quem persiste em violar a lei de Deus e não se arrepende é desassociado. — 1 Coríntios 5:9-13. *** Nosso Ministério do Reino, Junho de 1979, pág. 7 ***

20 min: Sirva Lealmente — Não Desista! Um ancião considerará a matéria que segue com a assistência. Os textos devem ser incluídos na palestra.

O que é lealdade? (Efé. 4:24) Se você souber que um membro da congregação é culpado de séria transgressão, a que o devia induzir a lealdade? (Lev. 5:1) Se soubesse de alguma coisa crítica a respeito dum irmão, a que o induziria a lealdade? (Sal. 50:20, 21; 1 Tim. 5:19) Se houvesse a oportunidade de ganhar muito dinheiro, mas ao possível risco de prejudicar nossos irmãos cristãos, a que proceder nos induziria a lealdade? — Pro. 28:20; 1 Tim. 6:9, 10.

[...]

Conclua com incentivo a tornarmos a lealdade parte de nossa personalidade. — Efé. 4:24; 1 Tes. 2:10.

*** Nosso Ministério do Reino, Outubro de 1982 - Jovens — sirvam lealmente a Jeová *** 4 Os jovens geralmente têm um forte senso de lealdade para com os amigos. Isto pode representar uma verdadeira prova quando tais amigos se envolvem em conduta não cristã. Muitos jovens enfrentam assim situações que envolvem lealdades divididas. Vai relatar uma transgressão séria ou vai desconsiderá-la como se nunca tivesse ocorrido? O genuíno respeito para com os amigos cristãos e o amor a Deus sem dúvida o induzirão a relatar isso, em harmonia com o princípio de Levítico 5:1. Os jovens cristãos evitam assim tornar-se ‘cúmplices da iniqüidade’ por ceder a um falso senso de lealdade. — Deut. 13:6-8; Organização, páginas 179, 180. *** A Sentinela, 15 de Junho de 1991, pág. 19-21 - Jovens — passarão no teste da lealdade cristã? ***

Precisará de ajuda adicional. “Conte aos seus pais, conte logo aos anciãos — logo no começo”, exorta uma jovem cristã que se beneficiou de tal ajuda. Sim, seus pais provavelmente estão em melhores condições de ajudá-lo. ‘Dê seu coração’ a eles, deixando-os saber o pleno alcance dos seus problemas. (Provérbios 23:26) Eles podem providenciar que receba ajuda adicional dos anciãos congregacionais, se necessário. — Tiago 5:14, 15.

Manifestar Genuína Lealdade — Como?

Naturalmente, seria melhor jamais incorrer em conduta desleal. O Salmo 18:25 nos diz: “Com alguém leal [tu, Jeová] agirás com lealdade; com o varão vigoroso, sem defeito, procederás sem defeito.” Jeová abençoa ricamente aqueles que, com lealdade, mantêm elevados padrões de conduta.

Há outras maneiras, porém, pelas quais sua lealdade pode ser testada. Por exemplo, suponha que um amigo seu tenha adotado um proceder errado. Permitirá que a lealdade mal orientada a esse amigo ofusque sua lealdade a Jeová? Seria prova de amor dirigir-se a esse amigo e incentivá-lo a contar o assunto aos pais ou aos anciãos. Diga a seu amigo que se não fizer isto dentro dum prazo razoável, você mesmo terá de fazê-lo. Provérbios 27:5 diz: “Melhor a repreensão revelada do que o amor escondido.” Por ajudar seu amigo desta maneira, você manifesta, não só a genuinidade de sua amizade, mas também a profundeza de sua lealdade a Jeová.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ