O sangue e as Testemunhas de Jeová

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-08 22:35:33 (Atualizado em: 2017-01-13 01:02:34)

Tags: artigos, sangue, frações, derivados, proibições, Testemunhas de Jeová

O sangue e as Testemunhas de Jeová.

São muitas as análises já feitas sobre a questão do sangue e as Testemunhas de Jeová. Este artigo tem por objetivo catalogar as principais delas, de forma que sua pesquisa seja mais rápida e fácil. Portanto, não é objetivo principal deste artigo fazer uma nova discussão sobre essa questão.

Se você é uma testemunha de Jeová ou conhece alguém que o seja, sem dúvida essa questão já passou por sua cabeça. Sendo o sangue algo de tão grande importância para a vida de uma pessoa, muitos se perguntam: "Por que as testemunhas de Jeová recusam o uso de sangue?". No entanto, veremos neste artigo o histórico desta restrição, porque nem sempre foi assim. Também veremos que as testemunhas de Jeová aceitam frações de sangue de acordo com sua consciência.

Citações
Confira aqui uma compilação de vários trechos de publicações da Sociedade Torre de Vigia sobre esta questão.

Histórico de mudanças na questão do sangue

Em 1959, o uso de frações de sangue foi permitido pela primeira vez. No entanto, em 1963 foi proibido. Em 1974, foi novamente permitido. Apenas um ano depois, em 1975, foi novamente proibido. Em 1978, foi mais uma vez permitido.

Baixe aqui um artigo completo falando sobre isto.

Uma testemunha de Jeová é punida organizacionalmente por aceitar uma transfusão de sangue?

Embora a Despertai! de 22/03/95, pág. 19, diga "Tampouco é a questão do sangue uma resolução organizacional, mas uma crença sincera e pessoal.", pode haver punições para aqueles que aceitarem uma transfusão de sangue. Isto está de acordo com A Sentinela de 01/12/61, pág. 736, que diz:  "Se no futuro, ele persiste em aceitar transfusões de sangue... ele precisa ser cortado dela por ser desassociado."

É digno de nota que as testemunhas de Jeová podem decidir receber algumas partes do sangue, enquanto outras são proibidas.

Componentes do sangue que as Testemunhas de Jeová NÃO PODEM receber

São os quatro componentes do sangue: plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Saiba mais. [1]

Componentes do sangue que as Testemunhas de Jeová PODEM receber

Veja aqui. [1]

Alguns equívocos sobre as transfusões de sangue

O site Mentes Bereanas elaborou um artigo muito informativo sobre alguns equívocos que as pessoas possuem sobre as transfusões de sangue. Por exemplo, você sabia que estas são, muitas vezes, realmente necessárias? E que a Bíblia condena o consumo de sangue apenas como alimento em si mesmo? Leia aqui.

Sangue e alguns textos bíblicos

O texto de Atos 15:29 é geralmente apresentado pelas testemunhas de Jeová como sendo o motivo de não aceitarem transfusões de sangue. No entanto, o que será que Paulo queria dizer? Leia este artigo. [1]

Além disto, um dos textos ao qual a organização das Testemunhas de Jeová recorre para mostrar seus argumentos é o de Gênesis 9:4 (tratando do "Pacto Eterno"). Veja aqui uma discussão sobre isto. [1]

Levítico 17:10 é também usado em apoio do seu ensino sobre o sangue. Veja aqui uma discussão sobre este e outros versículos relacionados.

Será que a Bíblia realmente condena as transfusões de sangue? Será que os cristãos podem fazer uso dele sem violarem sua fé?

Se você leu os artigos citados anteriormente, provavelmente percebeu que há problemas na interpretação bíblica de que há uma proibição para as transfusões de sangue. O site Mentes Bereanas também publicou um artigo que aborda esta parte da questão nos artigos O Sangue, a Medicina e a Lei de Deus e O Sangue e a Vida, a Lei e o Amor.

Diálogos sobre a questão do sangue

Baixe a parte 1 e a parte 2 de um diálogo fictício sobre esta questão. [2]

Referências:

1 - http://corior.blogspot.com
2 - http://4jehovah.org

As demais referências encontram-se nos arquivos que foram disponibilizados para download.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ