Observatório JW

Jeová no Novo Testamento

Postado por: Mentalista
Data: 2016-04-21 14:59:12 (Atualizado em: 2017-01-13 00:50:58)

Tags: blog, artigos, análises, nome de Deus, Jeová, novo testamento

A palavra "Jeová" nunca foi encontrada em qualquer manuscrito encontrado do Novo Testamento. A Torre de Vigia argumenta que o nome Jeová estava originalmente lá, mas foi removido sem traços. Isto compromete a integridade da Bíblia toda, já que, se uma palavra tão significante foi mudada, o que mais foi? Por outro lado, se "Jeová" realmente não aparece no Novo Testamento, a Tradução do Novo Mundo é que fica comprometida.

A Torre de Vigia justifica a inserção do nome "Jeová" por alegar que todos os manuscritos do Novo Testamento conhecidos são inexatos. Isto é muito importante porque tal alegação implica que, se Deus não evitou que seu próprio nome fosse removido da Bíblia, o que mais Deus não evitou que fosse alterado? Mas se a alegação é falsa, então a doutrina da Torre de Vigia também é incorreta porque: (a) Criaria uma falsa impressão de que usar o nome Jeová é importante. (b)Alteraria o sentido de muitas passagens bíblicas.

O Novo Testamento é uma das obras antigas mais analisadas e verificadas. O "Journal of Biblical Literature" (Vol. 87, pág. 184) listou 5.255 fragmentos conhecidos do NT. O Tetragrama não aparece nem como YHWH nem nas formas transliteradas gregas PIPI, YAW e Iabe em sequer um desses manuscritos.

Quando se trata de converter pessoas, vemos a conveniência com que a Torre de Vigia faz uma citação no livro Raciocínios, pág. 69, dizendo que não foram feitas omissões importantes:

Não aparece nenhuma variação substancial ou fundamental quer no Velho quer no Novo Testamento. Não há nenhumas omissões ou adições importantes de trechos nem variações que afetem fatos ou doutrinas vitais. As variações do texto afetam questões menores, tais como a ordem das palavras ou as palavras precisas usadas . . . Mas a sua importância essencial é sua confirmação da integridade de nossos textos existentes pela evidência duma data anterior à disponível até agora.

Então, cria-se um paradoxo: Podemos confiar na Bíblia? --> Sim, não foram feitas omissões importantes. --> Por que a TNM adiciona o nome Jeová ao NT? --> Porque ele foi removido sem traços. --> Podemos confiar na Bíblia? ...

Se você acha que realmente há motivos para incluir o nome de Jeová, que o paradoxo acima não existe ou que mais referências são necessárias para concluir alguma coisa, uma análise extensa desse assunto pode ser lida AQUI

Comentários


@2016-2017 Observatório JW