Adestramento canino - similaridades com a manipulação religiosa

Postado por: Mentalista
Data: 2016-05-12 21:04:11 (Atualizado em: 2018-04-23 21:29:07)

Tags: blog, artigos, adestramento canino, seitas

"Se alguém precisa de religião para ser bom, a pessoa não é boa, é um cão adestrado." - Chagdud Tulku Rinpoche.

É interessante como o adestramento canino chega a ser semelhante com a manipulação mental que as pessoas sofrem nas mais diversas áreas da vida, principalmente a religiosa. Em especial, o que as seitas fazem com a mente de seus adeptos.

A seguir, veja alguns conceitos de adestramento canino e algumas observações minhas (alguns trechos nem precisam de comentários):

Inicialmente não existe um tempo pré-determinado para a conclusão do adestramento. Isso pode variar de adestrador para adestrador, de raça para raça e também de idade para idade. O processo tende a ser mais rápido e eficaz quando o adestramento começa cedo. É altamente recomendado começar a impor regras desde o primeiro dia do filhote em nossa casa, por exemplo. Mas em média, o adestramento dura de 4 a 8 meses, dependendo da raça e da idade do seu cão.

Vez por outra, os discursos das TJ's enfatizam que os pais devem começar a ensinar seus filhos desde que eles estão no útero da mãe.

É comum o cão perder o conhecimento que ele aprendeu na adestração com o tempo, principalmente se não usado corretamente e se socializado com cães desadestrados. Caso você mesmo seja o adestrador do seu cão, com o conhecimento que você adquiriu, você vai saber exatamente o que fazer quando o seu cão mostrar esses sinais de decadência.

A manipulação mental tende a perder efeito quando a pessoa afetada começa a se socializar com pessoas que não estão sofrendo da mesma manipulação. E a literatura TJ reconhece isso, ao limitar o contato das TJ's com "mundanos" ao mínimo necessário.

Por que é importante adestrar um cão? Quando adestramos um cão estamos na verdade ensinando-o a obedecer, fazendo com que ele associe a obediência a uma recompensa. Da mesma forma fazemos com que ele associe a desobediência com algo negativo. Além de estimular o cão a obedecer, o adestramento também nos ensina como mostrar ao cão quais os comportamentos que gostamos, e que, portanto, queremos manter, e quais nós não aprovamos, e queremos eliminar. Desta forma, quando temos um cão adestrado temos um cão comportado, agradável. Existe uma idade limite para um cão aprender? Da mesma forma que um humano, um cão também passa por fases de desenvolvimento e amadurecimento até tornar-se adulto. O ideal é que se comece um adestramento antes da adolescência dos cães, que nas raças pequenas e médias começa aos 12 meses, e nas raças maiores começa dos 14 aos 18 meses. Quanto maior a raça, mais tarde ele se tornará adulto. Quanto mais maduro o filhote, menos suscetível ele estará em aceitar a liderança do proprietário, pois já terá desenvolvido uma série de vícios de comportamento, e, principalmente, uma forma de relacionamento com seu dono. Justamente esse vícios são os mais difíceis de corrigir, pois são vícios tanto do cão como do dono. Portanto, quanto mais velho for o cão quando começamos um adestramento maior deve ser a intensidade e a freqüência do treinamento, porque neste caso temos que “correr contra o tempo”. O cão adestrado obedecerá qualquer pessoa, inclusive um estranho? O cão adestrado só obedece a um membro que ele aceite como sendo seu líder. Ele obedece ao adestrador por este ter desenvolvido previamente com o cão uma relação de liderança e confiança. Mesmo se uma pessoa conhecida der um comando, o cão pode não obedecer por não considerar tal pessoa como seu líder, e por conseqüência, não ser merecedora de obediência. A obediência deste cão está ligada a um sentido de lealdade, e a um reflexo condicionado

O assunto mais abordado nos estudos da revista Sentinela nas reuniões das TJ's é a lealdade à organização.

Meu cão pode obedecer só ao adestrador? Pode, se você não souber tornar-se o líder da matilha da sua casa. Por isso é tão importante que o adestrador ensine ao dono como liderar seu cão. E por isso, também, é tão importante que o proprietário do cão assuma realmente o papel de líder.

Existem várias escolas para anciãos, onde eles são ensinados a como controlar melhor o rebanho.

É preciso usar força bruta para educarmos um cão? Há algumas décadas atrás se acreditava que a melhor forma de se educar um cão era através do tranco, do medo. Hoje se sabe que trabalhar com estímulos positivos, isto é recompensando o cão sempre que ele acerta, tem resultados bem melhores, pois incentiva o cão a trabalhar como se tudo fosse uma grande brincadeira.

Métodos igualmente usados hoje em dia. Por exemplo, algumas denominações insistem na ideia de inferno, enquanto que outras (exemplo: TJ) recompensam com "cargos" e "privilégios", que na verdade significam mais serviços e responsabilidades.

muitos adestradores (mesmo que trabalhando com reforço positivo) trabalham dando trancos no cão para que ele aprenda. É comum que eles dêem um tranco no enforcador para cima, para fazer o cão sentar. Assim que o cão se senta, o adestrador pára de puxar a guia. Ou seja: o cão aprende que enquanto ele não se sentar, vai sentir dor. O cão atende ao comando com medo da dor. Por mais que este adestrador dê petiscos para esse cão, ainda estamos trabalhando com reforço negativo, pois o que gera a obediência é o medo da dor. Este tipo de adestrador é muito comum. E o que é mais complicado disso tudo, é que ele diz que trabalha com reforço positivo porque ele realmente acredita nisso. Ele não é um enganador, é só uma pessoa usando métodos muito ultrapassados. Qual o objetivo principal do adestramento? Um adestramento bem feito fará com que o cão e seu proprietário tenham a melhor relação possível. Como se faz isso? Fazendo com que eles “falem a mesma língua”. Para isso precisarmos ensinar o cão a obedecer comandos. Da mesma forma precisamos ensinar o proprietário como seu cão entende o mundo, como ser líder de seu cão, como dar comandos, e como recompensa-lo

"Falar a mesma língua" é o que as TJ's acreditam fazer. Alguma semelhança?

Todo cão tem que ser adestrado? [...] No entanto sabemos que o adestramento não é feito unicamente para controlar um cão feroz. O adestramento é feito para educarmos um cão nos mais variados aspectos, que pode ser ensiná-lo a não pular nas visitas, ou mesmo ensinando-o a não ir para a rua só porque o portão está aberto. Faz parte do trabalho de qualquer adestrador fazer com que você saiba ser líder de seu cão. Fazer aulas junto com ele pode ajudar bastante a este aprendizado. Outra coisa importante é que ele faça a socialização de seu cão com outros cães e pessoas estranhas. É importante ter um cão que fique seguro frente a outros cães, e a pessoas desconhecidas. Peça ao seu adestrador que ele te dê notícias constantes sobre o progresso, ou não, de seu cão durante o adestramento; do comportamento dele; enfim, que ele preste contas sobre o andamento do processo de educação de seu filhote.

Socialização com "estranhos"? Que tal na pregação, onde tudo é controlado? Aliás, "prestar contas sobre o andamento do processo de educação" é algo que as TJ's fazem. Preenchem relatórios todos os meses sobre suas atividades de ensino.

Existem raças que não aprendem? Não! O que existe é a maneira certa ou errada de abordar um cão. Cada raça, assim como cada cão, têm formas diferentes de serem motivadas ao adestramento. Certos cães são capazes de trabalhar apenas para receber um agrado; outros fazem qualquer coisa por uma bolinha; outros ainda por um biscoito. Enfim: nem sempre conseguimos identificar o que motiva um cão. E um cão desmotivado paralisa o processo de aprendizagem. Nada mais frustrante para um adestrador do que um cão difícil de ser motivado! Você se sente absolutamente inútil. Assim, muitas vezes é mais fácil falarmos que a raça x ou y é burra

De certa forma, as TJ's dizem que "a raça x ou y é burra" de outra forma. Dizem que quem não aceita sua mensagem não é merecedor. Assim explicam porque alguns rejeitam suas ideias.

Referências:

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ