A pregação das Boas Novas

Postado por: Mentalista
Data: 2016-08-14 17:05:31 (Atualizado em: 2017-01-13 00:47:12)

Tags: blog, artigos, análises, pregação, boas novas,

É verdade que todas as religiões cristãs pregam de uma forma ou de outra, pois de outro modo não teriam adeptos. A Torre de Vigia, no entanto, afirma que as Testemunhas de Jeová são a única religião que cumpre a ordem divina de pregar o Reino de Deus de porta em porta, baseando-se no texto de Atos 20:20 da Tradução do Novo Mundo. 

Seria legítima essa crença das Testemunhas de Jeová de que somente elas aderem à ordem de Jesus de pregar? Essa afirmação da Torre de Vigia baseia-se nas 3 alegações alistadas abaixo:

  • Somente as Testemunhas de Jeová pregam de "casa em casa"
  • Ir de “casa em casa” é um dever cristão
  • As Testemunhas de Jeová anunciam fielmente o Reino de Deus

Quem prega

Jesus simplesmente declarou que as “boas novas” do Reino seriam pregadas. A Sentinela de 1° de Junho de 1994, pág. 18, já dizia que "apenas um grupo de pessoas está cumprindo com a obra que Jesus predisse."

Mas, são as Testemunhas de Jeová o único grupo que prega boas novas? Se esse fosse realmente o caso, como explicaríamos o crescimento considerável de tantas outras religiões e inclusive da Cristandade, tornando-se assim os maiores grupos religiosos no Mundo inteiro?

Poderia ser considerada a mensagem proclamada por 8 milhões de Testemunhas de Jeová, em grande parte desconhecida, como tendo mais relevância na profecia de Jesus, do que a propagação do cristianismo pelos católicos que resultou em mais de 1 bilhão de membros?

A seguir vejamos alguns exemplos notáveis de religiões que participam ativamente na pregação.

Os mórmons e os adventistas do sétimo dia surgiram na mesma época que a Sociedade Torre de Vigia e têm um número semelhante de membros devido à sua pregação ativa. Os adventistas do sétimo dia pregam com sucesso as boas notícias, inclusive às casas das pessoas. Note a seguinte citação do Manual da Igreja Adventista do sétimo dia: "Nossa maior responsabilidade é para com a igreja e sua missão de pregar o evangelho do reino por todo o mundo."

O apóstolo Paulo indicou que nem todo cristão participaria ativamente na obra de evangelizar.

Efésios 4:11- 12: "E ele deu alguns como apóstolos, alguns como profetas, alguns como evangelizadores, alguns como pastores e instrutores, para o reajustamento dos santos, para a obra ministerial, para edificar o corpo do Cristo..."

Grupos de cristãos que não realizam o ministério de porta em porta, muitas vezes, dispõem de programas evangélicos bem organizados. Por exemplo, os Batistas são um grupo conhecido pelos seus esforços  na pregação. Mais do que qualquer outra religião, a religião Batista conta com o maior número de missionários. Em 2004, havia 7 milhões de Batistas fora da América, 600.000 batismos e 21.000 novas igrejas. Em 2004, as Testemunhas atingiram apenas o número de 200.000 batizados globalmente.

Uma história de sucesso atual é o Jesus Film Project. O site jesusfilm.org (15 de Abril de 2006) explica o seguinte:

O The Jesus Film Project lançou o filme "JESUS", um documentário-drama de duas           horas   sobre a vida de Cristo, baseado no Evangelho de Lucas. O filme foi visualizado em todos os países do mundo e traduzido em centenas de línguas desde o lançamento em 1979. Nossa meta é alcançar todas as nações, tribos, povos e língua, ajudando-os a ver e ouvir a história de Jesus em uma linguagem que possam compreender. Então, se uma pessoa fala Swahili, Francês, ou uma outra qualquer língua cuja pronúncia é extremamente difícil para a maioria, ele ou ela poderá entender a vida e as mensagens de Jesus de um modo que perceba a "linguagem do coração."

O site gideons.org (15 de Abril de 2006) relata obra de pregação dos Gideões;

Os Gideões Internacionais, fundado em 1899, serve como um braço prolongado missionário da Igreja. A associação conta com mais de 250.000 membros, localizados em 181 países do mundo. Eles estão unidos na realização do mesmo programa usando os mesmos métodos com o objetivo de de atrair outros a Cristo. O surgimento de mais de 2.000.000 de leitores no mundo a cada semana cria uma necessidade sem precedentes de material de leitura. Anualmente, os Gideões             internacionais estão colocando e distribuindo mais de 63.000.000 Bíblias em todo o mundo. A Deus seja a glória!

O pentecostalismo é o movimento cristão com o maior e mais acelerado aumento do mundo, com mais de 150 milhões de adeptos, crescendo com uma estimativa de 19 milhões de membros por ano.

A razão pela qual o cristianismo é a maior religião do mundo, alcançando a casa dos bilhões de seguidores, é o sacrifício realizado por cristãos em todo o mundo, que durante séculos pregaram. Milhões de missionários dedicam suas vidas à obra de pregação, e centenas de milhões pregam informalmente as boas notícias. Afirmar que apenas as Testemunhas de Jeová participam da obra que Jesus descreveu priva totalmente aos demais indivíduos de qualquer mérito!

Onde Pregar

A Torre de Vigia dá grande ênfase ao ministério de 'casa em casa'; contudo, Marcos 13:10 simplesmente declara que "em todas as nações as boas novas têm que ser pregadas primeiro", não ditando a forma como isso deveria ser feito.

Embora a obra de casa em casa possa ser uma forma aceitável de pregar, jamais é indicada biblicamente como sendo um sinal dos seguidores de Deus. Na verdade, a pregação de casa em casa não é uma norma estabelecida como meio de pregar. Não era dessa forma que os primeiros cristãos pregavam. A Tradução do Novo Mundo tem mais de 30 referências aos discípulos de Jesus pregando nas sinagogas, no mercado e no templo; e apenas 3 que usam o termo "casa em casa". (Exemplos: Marcos 1:39; Atos 9: 19-20.)

Quando Jesus deu a 70 discípulos a missão de pregar aos incrédulos, ele claramente indicou para não irem de casa em casa

Lucas 10: 1-7

Depois disso, o Senhor designou mais 70 e os enviou de dois em dois, na   sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele mesmo estava para ir. Ele lhes disse então: "[...]Não levem bolsa de dinheiro, nem bolsa de provisões, nem sandálias, e não cumprimentem ninguém ao longo da estrada.  Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘Haja paz nesta casa.’  E, se ali houver um amigo da paz, a paz de vocês descansará sobre ele. Mas, se não houver, ela voltará para vocês. Assim, fiquem naquela casa, comendo e bebendo as coisas que lhes oferecerem, porque o            trabalhador é digno do seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra."

A Torre de Vigia cita dois outros textos (Atos 5:42, 20:20) para argumentar que a pregação deve ser feita de 'casa em casa’, mas nenhuma dessas passagens leva a tal conclusão. A palavra grega usada em Atos 5:42 e Atos 20:20 não é "Ek oikia eis oikia", mas sim "Kata oikos". Por esta razão, a maioria das traduções da Bíblia a vertem como "em cada casa", "casa" ou "em suas casas". A Tradução do Novo Mundo usa a palavra "casa em casa" em Atos 20:20, embora a nota reconheça que a palavra grega significa "em casas particulares".

Atos 20:17-20 mostra que Paulo não está incentivando a pregar para os incrédulos, mas sim ensinar aqueles que já eram cristãos. Ele diz: "No entanto, de Mileto ele mandou chamar os anciãos da congregação de Éfeso. Quando chegaram, ele lhes disse: '[...]não deixei de falar a vocês coisa alguma que fosse proveitosa, nem de ensiná-los publicamente e de casa em casa.'"

Paulo relata a sua atividade no passado com respeito a ensinar "os homens mais velhos da congregação" de forma privada em lares cristãos. Os primeiros cristãos não tinham igrejas, mas se reuniam em casas, e é a isso que Paulo estava se referindo. (Romanos 16:5; Colossenses 4:15)

Um outro exemplo da Torre de Vigia usando sua Tradução do Novo Mundo para promover a sua obra de pregação está em Romanos 10:10, que diz que "com a boca se faz declaração pública para a salvação". Esta passagem é então usada para indicar que a pregação é indispensável para a salvação. A palavra comumente usada na maioria das traduções é "confissão". Embora esta definição na TNM não seja tecnicamente errada, isso muda muito o significado pretendido, que no batismo a "confissão  leva à salvação". A Sentinela (1/1/1988, pág. 22, par. 11) reconhece que 'esta declaração pública para a salvação [é] feita por ocasião do batismo da pessoa', embora também diga que inclui a pregação.

As orientações sobre como pregar, dadas por Jesus em Mateus 10:5-12, incluem ajudar os doentes e dar de graça, bem como ficar na casa de um merecedor até partir da cidade. Ao invés de realmente darem de graça, as Testemunhas de Jeová pedem donativos pelas publicações deixadas nas casas. E já houve a época em que cobravam por essas. Também, diferentemente das TJs, os discípulos não iam de casa em casa, mas procuravam uma única casa para ficar.

Eficácia

Pregar da "casa em casa" não é uma evidência de verdadeira religião. A maior parte da pregação descrito na Bíblia foi realizada onde houvesse pessoas, como em sinagogas e nos mercados. As Testemunhas gastando bastante tempo batendo nas portas de casas vazias, em horários que as pessoas geralmente nem estão em casa.

Existem 3 bilhões de cristãos no mundo todo. Muitas novas religiões cristãs estão crescendo rapidamente. Como? Todas as religiões praticam o proselitismo e muitas religiões têm programas missionários ativos. A maioria das religiões pregam sobre o Reino de Deus, a mensagem da Bíblia e sobre Jesus. Eles fazem o que Mateus 28:19 diz: "... Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ,..."

Outros grupos religiosos crescem porque seus membros pregam casualmente para amigos de trabalho, em universidades e em qualquer outro lugar onde estes possam ser encontrados. Eles não ficam paralisados sobre onde pregar e preocupados em preencher um relatório mensal com as horas dedicadas a pregar. Embora as Testemunhas de Jeová relatem um bilhão de horas de pregação por ano, poucas dessas horas são produtivas. Se uma pessoa está interessada em ajudar as pessoas e não apenas em relatar horas, existem formas muito mais eficazes de pregar.

Jesus passou a maior parte de seu tempo pregando nas ruas, nas sinagogas e nos mercados, em qualquer lugar que as pessoas estavam e raramente, se alguma vez, foi de casa em casa. Será que o apóstolo Paulo entrou em uma cidade e foi de porta em porta? Nunca se relatou isso na Bíblia. Ao contrário, ele sempre foi direto onde pudesse encontrar a maioria das pessoas. Se Jesus estivesse vivo hoje, será que ele estaria proclamando a sua mensagem urgente por andar tranquilamente de porta a porta, sabendo que ninguém estaria presente?

É incorreto afirmar que as Testemunhas de Jeová têm pregado em toda a terra habitada. Com base em dados de 2005, cerca de metade do mundo, 3 bilhões de pessoas, nunca viram uma Sentinela. Entre a China, a Índia, o Paquistão e a Indonésia há quase 3 bilhões de habitantes e menos de 50.000 Testemunhas de Jeová. Todos os dias, em média, mais de 200.000 pessoas nascem. Isto significa que, a cada dia, o Armagedom é adiado. Afinal, se o fim depende de as Testemunhas de Jeová pregarem em "toda a terra habitada", então esse período está muito longe.

O que Pregar

1 Coríntios 15: 1-3, Atos 1: 8, Gálatas 1: 7-8, Atos 8: 4-17 e 28: 31 e outros mostram que a mensagem que os cristãos deveriam pregar deve ser centrada em Jesus. A mensagem que as Testemunhas de Jeová levam às portas é principalmente sobre Jeová, a Organização e o vindouro paraíso terrestre e não sobre Jesus e o reino celestial. Pode-se realmente afirmar que a mensagem da Torre de Vigia são "Boas Novas" quando, na realidade, a enfase é dada à vindoura destruição de bilhões de pessoas no Armagedom?

Testemunho público

Embora o testemunho público esteja mais perto da maneira de pregar dos cristãos primitivos, a ideia de distribuir literatura não é representada pelos primeiros cristãos e prova que a Torre de Vigia se apresenta predominantemente como uma empresa editorial.

Televisão online

Da mesma forma, a estação televisora on-line da Torre da Vigia, tv.jw.org, lançada em Novembro de 2014, é uma cópia do que os Mórmons já vem fazendo por anos, como o “The 700 Club”.

Procedimento legislativo

A Torre de Vigia vai muito além do que a Bíblia diz referente a procedimentos relacionados à obra de testemunho. Há uma série de requisitos que uma testemunha é obrigada a cumprir e de registros que deve preencher. Nem Jesus nem os escritores da Bíblia providenciaram diretrizes relacionadas a tais padrões modelos. Segue-se um resumo de alguns procedimentos exigido pela Torre de Vigia.

Registro de Casa-a-casa

Um cartão de registro de casa em casa é usado para manter o controle do atendimento que receberam nas casas e programar revisitas. O nível de detalhe, por exemplo, se uma criança estava sozinha em casa, ou as datas em que as pessoas não estão em casa, pode chocar muitos "chefes de família" e ser considerado uma invasão de privacidade. Além disso, um registro desses que seja perdido em via pública pode cair em mãos erradas.

Cartão - Mapa do território

As Testemunhas trabalham sistematicamente em cada uma das ruas às quais determinada congregação esteja designada. Isso é feito pelo uso de mapas do território. A parte de trás do mapa contém uma lista de pessoas que solicitaram não ser incomodadas pelas Testemunhas de Jeová.

Relatório de Serviço de Campo

A cada mês, as Testemunhas devem apresentar um Relatório de Serviço de Campo, que mostra quantas horas elas pregaram, e informações sobre as publicações deixadas e vídeos mostrados aos moradores.

Uma Testemunha que não relata por um mês é denominada irregular. Quando não relata por um período seguido de 6 meses, é considerada inativa e geralmente recebe uma visita dos pastores locais recebendo recomendações de voltar à atividade.

Para ser considerado oficialmente como uma Testemunha de Jeová, você deve ser considerado um publicador ativo. Para se qualificar como um servo ministerial ou ancião, geralmente espera-se que a pessoa presente um relatório mensual com, pelo menos, cerca de dez horas de serviço de campo, o que corresponde à média congregação.

Modalidades de Pioneiro

Existem várias modalidades nas quais uma Testemunha pode participar, como pioneiro auxiliar, pioneiro regular, pioneiro especial ou missionário. Estas demandam crescentes exigências de horas mínimas a pregar por mês ou ano. E são classificadas como privilégios. Uma testemunha deve preencher um formulário de petição e ser aprovada para realizar essas modalidades.

Modalidade de Testemunho Público em Área Metropolitana

Em 2012, um formulário de candidatura tornou-se necessário para Testemunhas de Jeová desejando participar na pregação com os carrinhos da Torre de Vigia em áreas metropolitanas. Isto inclui uma série de perguntas a serem respondidas pelo candidato sobre qualquer envolvimento numa transgressão, e uma sessão com os anciãos que avaliam o candidato.

Formulário “Por favor Visite”

Por muitas décadas, as Testemunhas de Jeová têm usado o formulário "por favor visite" quando encontram pessoas que falam uma língua estrangeira ou são surdas. Estes registros detalhados dos residentes de língua estrangeira em cada cidade são preparados de modo que tais possam ser visitados por Testemunhas de Jeová que falem a sua língua.

Conclusão

A mensagem de Jesus e as boas novas do seu Reino celestial têm sido, e continuam a ser, pregadas no mundo inteiro pelo cristianismo. Jesus não se limitou em dizer como isso deveria ser feito. O método de casa em casa não foi estabelecido por Jesus, nem é a maneira mais eficaz de pregar. A distribuição de folhetos e preencher relatórios mensais nunca foi indicada nas Escrituras como um requisito para se ter uma boa posição diante de Deus. Uma vez que chegamos a compreender tudo isso, é claro que muitas religiões cumprem o mandamento de Cristo para pregar, e a Torre de Vigia vai além das Escrituras na infinidade de regras em torno da obra de pregação.

Fonte:

http://www.jwfacts.com/watchtower/preach.php (Traduzido por "Wiwo". Revisado por "Mentalista".)

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ