Batismo - forçado ou não?

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 01:17:32 (Atualizado em: 2016-08-23 00:16:24)

Tags: citações, batismo, coerção, pressão

A Sentinela, 1 de Abril de 2002, págs. 13-15, pars. 17-25

17 As Testemunhas de Jeová, diferentemente dos que aspergem bebês ou obrigam multidões sem conhecimento bíblico a serem batizadas, nunca coagem ninguém a ser batizado. [...]

18 Com poucas exceções, quando as pessoas já têm uma participação significativa na pregação do Reino e expressam o desejo de ser batizadas, os anciãos cristãos conversam com elas para se certificar de que sejam crentes, que tenham feito uma dedicação a Jeová e satisfaçam os requisitos divinos para serem batizadas. (Atos 4:4; 18:8) Respostas pessoais a mais de 100 perguntas sobre ensinos bíblicos ajudam os anciãos a avaliar se os candidatos ao batismo satisfazem os requisitos bíblicos para serem imersos. Alguns não se habilitam e, por isso, não são aprovados para o batismo cristão.

Alguma coisa o impede?

20 [...]Embora alguns se dêem conta de que as Testemunhas de Jeová ‘adoram a Deus com espírito e verdade’, eles ainda não seguiram o exemplo de Jesus por serem batizados como demonstração pública de amor genuíno e de devoção exclusiva a Jeová[...]

21 Há alguns que se refreiam da dedicação e do batismo por estarem tão envolvidos nos assuntos do mundo ou na busca de prosperidade, que têm pouco tempo para assuntos espirituais[...]

22 Outros dizem que amam a Jeová, mas não se dedicam a ele, nem são batizados, por acharem que assim não precisam prestar-lhe contas de sua vida. Mas, cada um de nós tem de prestar contas a Deus. Nós nos tornamos responsáveis perante Jeová quando ouvimos sua palavra[...]

23 Alguns talvez se refreiem do batismo por temerem não ter conhecimento suficiente. No entanto, todos nós temos muito a aprender[...]

24 Alguns hesitam em se dedicar a Deus por temerem fracassar[...]

25 Por terem uma implícita confiança em Jeová e o amarem de coração, milhares de pessoas todo ano se sentem induzidos a fazer uma dedicação e ser batizados[...]

A Sentinela, 15 de Janeiro de 1989, págs. 14-15

22 Visto que ser testemunha dedicada de Jeová é um privilégio tão abençoado, por que alguns se refreiam de ser batizados? Uma das razões de alguns não obedecerem à Palavra de Deus, não imitarem o exemplo de Jesus e se submeterem ao batismo é a falta do verdadeiro amor. (1 João 5:3) Naturalmente, pessoas não batizadas em geral não dizem que não seguirão o exemplo de Jesus, ou que não obedecerão a Deus. No entanto, continuam tão envolvidas nos assuntos do mundo que têm pouco tempo para interesses espirituais. Se o seu problema for esse, não seria sensato reavaliar suas afeições, interesses e aspirações? Os que realmente amam a Deus não podem ao mesmo tempo amar o mundo. (1 João 2:15-17) E não se deixe iludir para um falso senso de segurança através do “poder enganoso das riquezas”. (Mateus 13:22) A real segurança se consegue apenas através duma relação dedicada com Jeová Deus. — Salmo 4:8.

23 Outros afirmam amar a Deus mas se refreiam de fazer uma dedicação pois acham que assim não terão responsabilidade ou contas a prestar. Gostariam de viver num Paraíso, mas, por ora, pouco ou nada fazem a respeito. (Provérbios 13:4) Tais pessoas não podem eximir-se de prestar contas, pois a responsabilidade recaiu sobre elas no momento em que ouviram a palavra de Jeová. (Ezequiel 33:7-9) Se se dedicassem, mostrariam que conhecem a vontade de Deus e anseiam fazê-la. Em vez de submetê-las a um fardo mais pesado, tal obediência resultaria em bênçãos de Jeová e alegria, pois viveriam à altura da afirmação de que o amam.

24 Achar que não conhecem o suficiente para explicar as Escrituras faz com que ainda outros evitem o batismo. Mas, o eunuco etíope estava pronto para simbolizar a sua dedicação a Deus após uma palestra com Filipe numa viagem de carro. Aquele etíope certamente não seria logo capaz de responder a todas as perguntas dos com quem ele falasse sobre a verdade. Mas seu coração transbordava de gratidão pelo que havia ouvido, e ele não se refreou temerosamente. “No amor não há temor, mas o perfeito amor lança fora o temor.” (1 João 4:18) O que induz alguém a dedicar-se a Deus e ser batizado não é uma cabeça cheia de respostas, mas sim um coração cheio de amor. — Lucas 10:25-28.

25 Se você ainda não é batizado, pergunte-se: O que espera Deus dos que dizem amá-lo? Ele quer devoção exclusiva e procura os que o adorarão “com espírito e verdade”. (João 4:23, 24; Êxodo 20:4, 5; Lucas 4:8) O eunuco etíope prestou adoração desse tipo, e não deixou escapar a oportunidade de ser batizado. Não devia você agora mesmo orar sinceramente a respeito da dedicação a Jeová e perguntar-se: “O que me impede de ser batizado?”

A Sentinela, 1 de Agosto de 1990, págs. 17-20

7 Em algumas congregações, talvez haja pessoas que assistem a reuniões há anos. Amam a organização de Jeová, acham que Seu povo é o melhor povo que existe, dão bons comentários sobre a verdade e defendem a verdade perante os de fora. Mas, algo se interpõe no seu caminho, algo as restringe. Jamais deram o excelente passo que deram os 3.000 no dia de Pentecostes, que o crente etíope pediu para dar ou que Ananias instou Saulo a dar assim que este ex-perseguidor se convenceu de que Jesus realmente era o Messias. (Atos 2:41; 8:36; 22:16) O que falta a essas pessoas hoje em dia? Por que não deram o passo que a Bíblia chama de “solicitação de uma boa consciência, feita a Deus”? (1 Pedro 3:21) Se esta for a sua situação — você conhece a verdade mas hesita em tomar uma decisão — encare este artigo como tendo sido preparado por especial amor a você.

8 O que poderia estar-lhe impedindo? O artigo anterior mostrou que alguns talvez considerem o estudo pessoal um problema. Deus nos deu uma mente maravilhosa, e ele espera que usemo-la em servi-lo. Alguns que não haviam nem mesmo aprendido a ler, mais tarde se dedicaram a essa tarefa para aprenderem mais sobre Deus e seus propósitos. Que dizer de você? Se já sabe ler, realmente estuda, como fizeram os bereanos, “examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia”, para ver se essas coisas são assim? Tem explorado “a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” da verdade? Já cavou suficientemente fundo na Palavra de Deus? Já descobriu quão excitante ela realmente é? Já desenvolveu um desejo real de conhecer a vontade de Deus? Tem genuína fome da verdade? — Atos 17:10, 11; Efésios 3:18.

9 Em certos casos, alguns se refreiam por causa dum problema real ou imaginário que tiveram com alguém na congregação. Alguém ofendeu-o seriamente? Neste caso, siga a diretriz indicada nas palavras de Jesus: “Vai expor a falta dele entre ti e ele só.” (Mateus 18:15) Talvez se surpreenda de que a pessoa talvez nem soubesse que você estava ofendido. Mas, mesmo que soubesse, você ainda pode ‘ganhar o seu irmão’, como disse Jesus. Poderá também ajudá-lo a evitar que faça tropeçar ainda outros. Ademais, pensando bem: a quem você realmente está servindo — àquela pessoa ou a Deus? É seu amor a Deus tão limitado que permitirá que um erro de um humano imperfeito interfira no seu amor por Ele?

10 Um pecado secreto talvez refreie a pessoa de se batizar. Talvez seja algo ocorrido no passado, ou pode ser um padrão constante de comportamento errado. Se seu problema é este, não acha que é tempo de corrigir isso? (1 Coríntios 7:29-31) Muitos dentre os do povo de Jeová tiveram de fazer mudanças na vida. A Bíblia diz: “Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta, a fim de que os vossos pecados sejam apagados, para que venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová.” — Atos 3:19.

11 Não importa o que talvez tenha feito no passado, você pode arrepender-se, mudar e pedir o perdão de Deus. “Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo que estão na terra, com respeito à fornicação, impureza, apetite sexual, desejo nocivo . . . Desnudai-vos da velha personalidade com as suas práticas e revesti-vos da nova personalidade, a qual, por intermédio do conhecimento exato, está sendo renovada segundo a imagem Daquele que a criou.” Você pode harmonizar a sua vida com os caminhos de Deus, ter uma consciência limpa e a esperança de vida eterna no Seu novo mundo justo. Não compensa isso qualquer esforço que seja necessário? — Colossenses 3:5-10; Isaías 1:16, 18; 1 Coríntios 6:9-11; Hebreus 9:14.

12 Será que o uso de fumo, o abuso do álcool ou o vício de drogas se interpõem entre você e uma consciência limpa? Não mostram tais hábitos, que podem causar a morte, um desrespeito para com a maravilhosa dádiva da vida que Deus nos deu? Se tais hábitos o restringem, por certo é tempo de corrigi-los. Valem esses hábitos a sua vida? Paulo disse: “Purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade em temor de Deus.” É seu apreço pelos limpos e justos caminhos de Deus suficiente para fazer isso? — 2 Coríntios 7:1.

13 O mundo de hoje coloca o sucesso e “a ostentação dos meios de vida da pessoa” acima de quase tudo o mais. Jesus, porém, comparou “as ansiedades deste sistema de coisas e o poder enganoso das riquezas” a “espinhos” que sufocam a palavra de Deus. Ele também perguntou: “De que proveito será para o homem, se ele ganhar o mundo inteiro, mas pagar com a perda da sua alma?” — 1 João 2:16; Marcos 4:2-8, 18, 19; Mateus 16:26.

15 Será que dar testemunho a outros é um problema para você? O acanhamento o refreia? Neste caso, é importante lembrar-se de que os cristãos do primeiro século tinham os mesmos sentimentos que nós temos hoje.[...]

20 Será que seu apreço pelas bênçãos de Deus, pelo “sangue precioso” de Jesus e pela maravilhosa esperança de vida eterna move-o à ação? (1 Pedro 1:19) harmonizou a sua vida com os justos requisitos de Deus? Participa regularmente em fazer discípulos? Repudiou a si mesmo e dedicou sua vida a Deus? Se a resposta a todas essas perguntas é um definitivo “sim”, talvez tenha chegado o momento de fazer a um dos anciãos da congregação que você freqüenta a mesma pergunta que o crente etíope fez a Filipe: “O que me impede ser batizado?” — Atos 8:36.

A Sentinela, 15 de Abril de 1987, págs. 13-14

14 O jovem que ‘calculou o custo’ não está em nenhuma desvantagem ao fazer a dedicação. No caso de quase todos os novos cristãos, depois do batismo aprofunda-se o apreço. “Ser batizado como jovem foi para mim uma proteção”, explicou Davi. “Ao passo que fiquei mais velho, notei como alguns adolescentes não batizados, na congregação, achavam estar livres da autoridade dos anciãos e, em conseqüência, se desviavam para conduta má. Mas eu sempre me lembrei de que havia dedicado minha vida a Deus. Minha vida já fora tomada, de modo que não podia acompanhar tais adolescentes.”

17 Um obstáculo enorme é a influência da carne pecaminosa. (Romanos 8:7, 8) Alguns até mesmo se refreiam do batismo por não controlarem alguma grave fraqueza carnal, ou por quererem entregar-se a prazeres mundanos, ilícitos. (Tiago 4:1, 4) Estes estão perdendo uma relação preciosa. A Palavra de Deus aconselha: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as vossas mãos, ó pecadores, e purificai os vossos corações, ó indecisos.” (Tiago 4:8) Há necessidade de ação decisiva. Por exemplo, certo homem, que começou a estudar a Bíblia, havia abusado das bebidas alcoólicas e das drogas por 16 anos, e estava gravemente enfermo por causa disso. Com determinação, venceu esses maus hábitos. “Mas quando eu estava progredindo para a dedicação, uma mulher começou a instar comigo a ter um caso com ela. Foi uma tentação e tanto”, admitiu. “Embora a mulher me achasse doido, eu lhe disse: ‘Estou estudando a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e não posso fazer isso.’” O que motivou a resposta dele? “Eu havia visto o que Jeová fez para a minha vida por ajudar-me a deixar as bebidas alcoólicas. Ele me ajudou também de outras maneiras. Isto me achegava cada vez mais a ele. Eu não podia desapontá-lo.” Este homem se achegara bem a Deus.

A Sentinela, 15 de Março de 1987, pág. 16

5 Há alguma coisa na sua vida que o desqualifica para o batismo? Se souber de alguma coisa assim, ou se no decorrer de seu estudo ficar sabendo de algo assim, não demore em endireitar a questão. Deve dar-se conta de que qualquer atitude ou conduta que desqualifica alguém de ser batizado constitui também obstáculo a ter paz com Deus. Aja com urgência, enquanto ainda há tal oportunidade. Conforme indicado em 1 Pedro 3:21, aqueles a quem Jeová Deus concede uma boa consciência primeiro dedicam-se a ele, à base do sacrifício de Cristo, são batizados em símbolo desta dedicação e fazem a vontade de Deus. Assim adquirem uma boa consciência, que resulta de terem uma condição aprovada perante Deus; não há outra maneira. Naturalmente, isto é apenas o começo.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ