É a Torre de Vigia um profeta de Deus?

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 04:51:18 (Atualizado em: 2016-08-22 23:37:50)

Tags: citações, profecias, torre de vigia, profeta, deuteronômio 18:22, inspiração divina, século 20

Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome de Jeová e o que ele disser não acontecer nem se cumprir, então Jeová não falou aquela palavra. O profeta a falou presunçosamente. Você não deve ficar com medo dele.’ A Sentinela, 1 de Outubro de 1972, pág. 581 - IDENTIFICAÇÃO DO “PROFETA”

Este “profeta” não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. Era o grupo pequeno dos seguidores das pisadas de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová. Ainda proclamam um aviso, e nesta sua obra comissionada juntam-se a eles e ajudam-lhes centenas de milhares de pessoas que escutaram a sua mensagem, crendo nela.

Naturalmente, é fácil dizer-se que este grupo age como “profeta” de Deus. Outra coisa é provar isso. A única maneira em que isto pode ser feito é recapitular a história.

Espírito Santo (hs), cap. 8, pág. 148, par. 22 Os fatos confirmam que os do restante dos discípulos ungidos de Cristo têm profetizado a todas as nações, em testemunho a favor do reino de Deus. Portanto, é lógico que eles devem ser aqueles sobre quem realmente foi derramado o espírito de Deus. Este espírito está por detrás de sua pregação mundial. Raciocínios à Base das Escrituras (rs), pág. 162, par. 2 - Falsos profetas As Testemunhas de Jeová não professam ser profetas inspirados. Cometeram enganos. Como no caso dos apóstolos de Jesus Cristo, tiveram às vezes expectativas erradas. Proclamadores (jv), cap. 5, pág. 60 - Expande-se a proclamação das boas novas

Nesse meio tempo, que dizer de outubro de 1914? Por décadas Russell e seus associados vinham proclamando que os Tempos dos Gentios terminariam em 1914. Grandes eram as expectativas. C. T. Russell criticara os que haviam fixado várias datas para a volta do Senhor, como William Miller e alguns grupos de adventistas. Contudo, desde a época de sua antiga associação com Nelson Barbour, ele estava convencido de que existia uma cronologia exata, baseada na Bíblia, e que ela indicava 1914 como o fim dos Tempos dos Gentios.

Com a aproximação desse ano significativo, havia grandes expectativas entre os Estudantes da Bíblia, mas nem tudo o que esperavam estava diretamente declarado nas Escrituras. Que aconteceria?

The Time is at Hand (Em português: O tempo está próximo. Também chamado Aurora do Milênio, Volume II; Estudos das Escrituras, Série II.) - págs. 98, 99 In view of this strong bible evidence concerning the Times of the Gentiles, we consider it an established truth that the final end of the kingdoms of this world, and the full establishment of the Kingdom of God, will be accomplished at the end of A.D. 1914... Tradução livre: Em vista desta forte evidência bíblica a respeito dos Tempos dos Gentios, nós consideramos uma verdade estabelecida que o fim definitivo dos reinos deste mundo, e o completo estabelecimento do Reino de Deus, serão cumpridos no fim de 1914 D.C. ... The Finished Mystery (Em português: O Mistério Consumado. Também chamado Estudos das Escrituras, Série VII.), pág. 485 ...Also, in the year 1918, when God destroys the churches wholesale and the church members by millions, it shall be that any that escape shall come to the works of Pastor Russell to learn the meaning of the downfall of "Christianity". Tradução livre: ...Também, no ano de 1918, quando Deus fizer a destruição em larga escala das igrejas e dos membros das igrejas aos milhões, acontecerá que qualquer que escapar deverá vir aos trabalhos do Pastor Russell para aprender o significado da queda da "Cristandade". A Sentinela, 1 de Dezembro de 1993, pág. 18, par. 17 17 Outro servo fiel nos tempos modernos, muito usado por Jeová Deus, foi Joseph F. Rutherford, mencionado no início. Ele defendia destemidamente a verdade bíblica e em especial o nome de Jeová. Embora amplamente conhecido como Juiz Rutherford, era no íntimo um homem humilde. Por exemplo, certa vez fizera algumas declarações dogmáticas sobre o que os cristãos podiam esperar em 1925. Quando os acontecimentos não apoiaram suas expectativas, ele disse humildemente à família de Betel em Brooklyn que cometera uma tolice. Proclamadores (jv), cap. 28, págs. 632, 633 - Eram corretas as suas expectativas?

No discurso “Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão”, proferido por J. F. Rutherford em 21 de março de 1920 no Hippodrome, na cidade de Nova Iorque, dirigiu-se atenção ao ano de 1925. Em que base se pensava ser este significativo? Num folheto publicado naquele mesmo ano, 1920, foi dito que, se 70 plenos jubileus fossem calculados a partir da data em que Israel, segundo se entendia, entrou na Terra Prometida (em vez de começar depois do último jubileu típico ocorrido antes do exílio babilônico e daí contar até o início do ano do jubileu no fim do ciclo de 50 anos), isso poderia apontar para o ano de 1925. À base do que se dizia ali, muitos esperavam que talvez os remanescentes do pequeno rebanho recebessem sua recompensa celestial em 1925. Esse ano também era relacionado com expectativas de ressurreição de fiéis servos de Deus pré-cristãos com o fim de servirem na Terra como representantes principescos do Reino celestial. Se isso realmente ocorresse, isso significaria que a humanidade havia entrado numa era em que a morte deixaria de ser dominadora, e milhões que então viviam podiam ter a esperança de nunca desaparecer da Terra por causa da morte. Que feliz perspectiva! Embora equivocada, eles ansiosamente partilharam-na com outros.

Mais tarde, durante os anos de 1935 a 1944, uma revisão do esquema geral da cronologia bíblica revelou que uma má tradução de Atos 13:19, 20 na King James Version, junto com certos outros fatores, causara um erro de mais de um século na cronologia. Isto mais tarde levou ao conceito — às vezes declarado como possibilidade, às vezes mais firmemente — que visto que o sétimo milênio da história humana começaria em 1975, os eventos associados com o início do Reinado Milenar de Cristo poderiam começar a ocorrer então.

Eram corretas as crenças das Testemunhas de Jeová nesses assuntos? Elas certamente não erraram em crer que Deus sem falta faria o que prometera. Mas alguns de seus cálculos de tempo e as expectativas que ligavam a estes causaram sérios desapontamentos.

Depois de 1925, a assistência às reuniões caiu drasticamente em algumas congregações na França e na Suíça. De novo, em 1975, houve desapontamento quando as expectativas sobre o início do Milênio não se concretizaram. Em resultado, alguns se afastaram da organização. Outros, porque tentaram subverter a fé de associados, foram desassociados.

Millions Now Living Will Never Die (Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão) ...They are to be resurrected as perfect men and constitute the princes or rulers in the earth ... Therefore we may confidently expect that 1925 will mark the return of Abraham, Isaac, Jacob and the faithful prophets of old ... 1925 shall mark the resurrection of the faithful worthies of old and the beginning of reconstruction... based upon the promises set forth in the divine Word... Tradução livre: ...Eles devem ser ressuscitados como homens perfeitos e constituir os príncipes ou governantes na Terra ... Portanto, podemos esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão, Isaque, Jacó e os profetas fiéis do passado ... 1925 deverá marcar a ressurreição dos homens valorosos do passado e o início da reconstrução ... com base nas promessas estabelecidas na Palavra divina... Vida Eterna na liberdade dos filhos de Deus, págs. 27-29:

Podemos assim relacionar a contagem do tempo pela Bíblia com a contagem do tempo pelo mundo até a presente data. Ao fazermos isso torna-se evidente que o homem se aproxima do fim de seis mil anos de sua existência.

[...]

Neste século vinte, realizou-se um estudo independente que não acompanha cegamente certos cálculos cronológicos tradicionais da cristandade, e a tabela de tempo publicada, resultante deste estudo independente, fornece a data da criação do homem como sendo 4026 AEC. Segundo esta cronologia bíblica fidedigna, os seis mil anos desde a criação do homem terminarão em 1975 e o sétimo período de mil anos da história humana começará no outono (segundo o hemisfério setentrional) do ano de 1975 EC.

[...]

Assim, dentro de poucos anos em nossa própria geração atingiremos o que Jeová Deus poderia considerar como o sétimo dia da existência do homem.

Quão apropriado seria se Jeová Deus fizesse deste vindouro sétimo período de mil anos um período sabático de descanso e livramento, um grandioso sábado de jubileu para se proclamar liberdade através da terra a todos os seus habitantes! Isto seria muito oportuno para a humanidade. seria bem apropriado da parte de Deus, pois, lembre-se de que a humanidade ainda tem na sua frente o que o último livro da Bíblia Sagrada chama de reinado de Jesus Cristo sobre a terra por mil anos, o reinado milenar de Cristo. Jesus Cristo, quando na terra há dezenove séculos, disse profeticamente a respeito de si mesmo: 'Porque Senhor do sábado é o Filho do homem.' (Mateus 12:8) Não seria por mero acaso ou acidente, mas seria segundo o propósito amoroso de Jeová Deus que o reinado de Jesus Cristo, o 'Senhor do sábado', correspondesse ao sétimo milênio da história do homem.

Sugestão: Fotocópias sobre a especulação de 1975.

Nosso Ministério do Reino, págs. 3, 4 - A Vontade de Deus Para Nós

Jesus não se refreou, mas empenhou-se de toda a alma no seu serviço a Deus. Quando lemos as narrativas históricas de seu ministério nos Evangelhos, quanto nos impressionam sua energia e seu zelo na pregação do Reino! Jesus sabia que tinha apenas pouco tempo e não se poupou em cumprir com a sua tarefa. Não devemos hoje imitar seu exemplo, especialmente visto nos restar pouco tempo para completar a pregação do Reino?

Sim, o fim deste sistema está muitíssimo próximo! Não é isto motivo para aumentarmos nossa atividade? Neste respeito, podemos aprender algo do corredor que dá a última arrancada veloz para chegar à meta de sua corrida. Olhe para Jesus, que aparentemente acelerou sua atividade durante seus últimos dias na terra. De fato, mais de 27 por cento da matéria dos Evangelhos são devotados apenas à última semana do ministério terrestre de Jesus! — Mat. 21:1 a 27:50; Mar. 11:1 a 15:37; Luc. 19:29 a 23:46; João 11:55 a 19:30.

Pelo exame cuidadoso e com oração de nossa própria situação, talvez verifiquemos também que podemos gastar mais tempo e energia na pregação durante este período final, antes de findar o atual sistema. Muitos de nossos irmãos e de nossas irmãs fazem exatamente isso. Isto é evidente em vista do rápido aumento do número dos pioneiros.

Sim, desde meados de 1973, tem havido novos auges de pioneiros em cada mês. Nos Estados Unidos, agora há 20.394 pioneiros regulares e especiais, um auge de todos os tempos. Representa 5.190 mais do que havia em fevereiro de 1973! É um aumento de 34 por cento! O mesmo acontece também no Brasil. Atingimos um auge de todos os tempos de 2.202 pioneiros, 389 mais do que no mesmo mês do ano passado, um aumento de 21 por cento. Não acalenta isso nosso coração? Receberam-se notícias a respeito de irmãos que venderam sua casa e propriedade e que planejam passar o resto dos seus dias neste velho sistema de coisas empenhados no serviço de pioneiro. Este é certamente um modo excelente de passar o pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo. — 1 João 2:17.

[...]

Portanto, não demore em dar séria consideração a este assunto de como está usando sua vida. Veja se pode arranjar seus assuntos para ser pioneiro.

[...]

Ajude outros a analisar seus alvos na vida. Pergunte-lhes o que vão fazer depois de terminar a escola. Raciocine com eles para compreenderem que o velho mundo moribundo não tem nada a oferecer.

CHILDREN (Ano: 1941. Em português: Filhos), pág. 214 John, dear, don't you think we should have The Watchtower and study it regularly, that we might be informed of the unfolding of Jehovah's prophecies? Tradução livre: John, querido, você não acha que nós devemos ter A Sentinela e estudá-la regularmente, para que possamos ser informados do desenrolar das profecias de Jeová? A Sentinela, 15 de Setembro de 1972, pág. 573 - O QUE SE EXIGE DO MENSAGEIRO DE DEUS

Portanto, quando chegou o tempo para o nome de Jeová e seus propósitos serem declarados ao povo, junto com a advertência de Deus, de que a cristandade se encontrava no seu “tempo do fim,” quem estava habilitado para ser comissionado? Quem estava disposto a empreender esta tarefa gigantesca como “servo” de Jeová? Existia alguém a quem o “carro” celestial de Jeová se podia dirigir e parar na frente dele? De modo mais preciso, havia qualquer grupo ao qual Jeová estaria disposto a dar a comissão de falar como “profeta” em Seu nome, assim como se fez para com Ezequiel, lá em 613 A. E. C.? Que qualificações tinha de ter?

Tal grupo ou “servo” mensageiro certamente teria de ser composto por pessoas que não se macularam com a culpa de sangue assim como a cristandade e o resto de Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa, pela participação na guerra carnal. De fato, teria de ser um grupo que saiu das organizações religiosas de Babilônia, a Grande. Além disso, teriam de ser pessoas que não só viam a hipocrisia e a ação difamadora de Deus destas religiões, mas que além disso realmente as rejeitaram e se voltariam para Jeová Deus, na verdadeira adoração dele, conforme especificada na Bíblia.

A Sentinela, 15 de Abril de 1977, pág. 245 - A VERDADEIRA PREGAÇÃO EDIFICA Que dizer da situação atual, quanto à pregação das boas novas do reino de Cristo e seu vindouro domínio sobre a terra? As Testemunhas de Jeová, como cristãos hodiernos, empenham-se arduamente na pregação destas boas novas a cada pessoa. Não afirmam ser infalíveis ou perfeitos. Nem são profetas inspirados. A Sentinela, 1 de Maio de 1983, pág. 27, par. 8 - Sejamos como homens que encaram o Har-Magedon sem medo 8 Em prol de tais pessoas, que no coração buscam antes o governo de Deus do que o governo do homem, o “profeta” suscitado por Jeová não tem sido um único homem, como no caso de Jeremias, mas uma classe. Os membros desta classe, iguais ao profeta-sacerdote Jeremias, estão plenamente dedicados a Jeová Deus, por meio de Cristo, e, pela geração pelo espírito santo de Jeová, foram tornados parte duma “raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial”. (1 Pedro 2:9) Nesta data avançada, existe apenas um restante desta classe do “profeta” ainda na terra. A “guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso”, no Har-Magedon, não pode começar antes de findar a obra deste “profeta” composto. Despertai!, 22 de Março de 1993, pág. 4 - Por que tantos alarmes falsos? [Notas de rodapé] As Testemunhas de Jeová, devido ao seu anseio pela segunda vinda de Jesus, sugeriram datas que se mostraram incorretas. Por isso, há quem as chame de falsos profetas. No entanto, nunca nesses casos presumiram que suas predições eram feitas ‘no nome de Jeová’. Nunca disseram: ‘Estas são as palavras de Jeová.’ The Watchtower (A Sentinela), publicação oficial das Testemunhas de Jeová, já disse: “Não temos o dom da profecia.” (Janeiro de 1883, página 425) “Nem desejamos que os nossos escritos sejam reverenciados ou considerados infalíveis.” (15 de dezembro de 1896, página 306) A Sentinela disse também que terem alguns o espírito de Jeová “não significa que os que servem agora como testemunhas de Jeová são inspirados. Não significa que os escritos nesta revista A Sentinela são inspirados e infalíveis e sem erros”. (Setembro de 1947, página 135) “A Sentinela não se diz inspirada em suas pronunciações nem é dogmática.” (15 de agosto de 1950, página 263) “Os irmãos que preparam essas publicações não são infalíveis. Seus escritos não são inspirados assim como eram os de Paulo e dos outros escritores bíblicos. (2 Tim. 3:16) E assim, às vezes, tornou-se necessário corrigir conceitos, conforme o entendimento se tornou mais claro. (Pro. 4:18)” — 15 de agosto de 1981, página 19. Despertai!, 8 de Junho de 1986, pág. 9 - Todos os Cristãos Verdadeiros SÃO Profetas Estará interessado em saber que Deus tem na Terra um povo, dentro do qual todos são profetas, ou testemunhas a favor de Deus. Com efeito, são conhecidos em todo o mundo como Testemunhas de Jeová. Por amor a Deus e à sua Palavra, realizam uma obra educativa, bíblica e universal, entre jovens e idosos, ricos e pobres, sem distinção. Possuem centenas de milhares de voluntários de tempo integral, alguns dos quais traduzem e imprimem Bíblias e publicações bíblicas educativas que são distribuídas a baixo custo, ou mesmo gratuitamente. São ajudados por milhões de trabalhadores de tempo parcial. Qualquer um deles se sentirá feliz de ajudá-lo a ‘discernir os sinais dos tempos’ e abraçar a maravilhosa esperança contida na Palavra de Deus, a Bíblia. As Nações Terão de Saber (kj), cap. 4, pág. 55, par. 10 10 Assim se dá com o equivalente hodierno de Ezequiel: não é o corpo de uma só pessoa, mas é um corpo composto, constituído de muitos membros. Todos estes membros haviam de fazer juntos a vontade de Jeová, que é o Criador deste “Ezequiel” moderno. Então, quem é o grupo de pessoas, que, perto do início deste “tempo do fim”, foi comissionado a servir como porta-voz e agente ativo de Jeová? A fim de determinar isso, verifique a história de 1919, o primeiro ano do após-guerra depois da Primeira Guerra Mundial.

Visite http://www.jwfiles.com para obter algumas fotocópias de publicações antigas em inglês.

A Sentinela, 1 de Setembro de 1991, págs. 18-19, par. 15 - Os Discípulos de Cristo Foram Comissionados Para Ser Comunicadores 15 Que dizer dos tempos modernos? Conforme predito em Mateus 24:3, 45-47, o Amo, Jesus Cristo, designou “o escravo fiel e discreto”, composto de cristãos ungidos, para cuidar de todos os Seus pertences na terra durante este dia de Sua presença. Este escravo fiel e discreto é representado hoje pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, que tem como instrumento de divulgação a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (EUA). Mui apropriadamente, o escravo fiel e discreto também tem sido chamado de canal de comunicação de Deus. Espírito Santo (hs), cap. 9, pág. 176, par. 24 Pôs a sua palavra, sua mensagem do momento, na boca do restante espiritual, para que este a confessasse abertamente, perante todo o mundo, para a salvação de si mesmo e de todos os ouvintes favoráveis. Uma “grande multidão” de “outras ovelhas” tem aceito o que ouviu e tem tomado a palavra de Deus na sua boca. Visto que todos estes se tornaram Suas testemunhas cristãs, Jeová os abriga sob a sombra de sua mão, para protegê-los neste mundo. Watchtower, 1 de Fevereiro de 1952, págs. 79-80 forsake the enlightening guidance of the organization that mothered us? "Forsake not the law of thy mother." (Prov.6:20-23) Tradução livre: abandonar a orientação iluminadora da organização que nos cuidou como mãe? "Não abandone a instrução da sua mãe." (Prov. 6:20-23) Watchtower, 1 de Maio de 1957, págs. 283-285 show respect for Jehovah’s organization, for she is our mother and the beloved wife of our heavenly Father, Jehovah God. Tradução livre: mostre respeito pela organização de Jeová, pois ela é a nossa mãe e a esposa amada de nosso Pai celestial, Jeová Deus. A Sentinela, 1 de Julho de 1976, pág. 407, par. 13 Segundo a profecia de Isaías, a organização celestial de Deus havia de ter mais filhos, além do Messias Jesus, pelo qual esperou por muito tempo, como que em esterilidade. Ela havia de tornar-se mãe espiritual dos 144.000 associados do Messias Jesus. Isto é claramente indicado em Isaías 54:13, dirigido à “Jerusalém de cima”, a “Jerusalém celestial” ou “Monte Siso”, e que reza: “E todos os teus filhos serão pessoas ensinadas por Jeová e a paz de teus filhos será abundante.” Que este é o entendimento correto é evidenciado por Jesus Cristo ter aplicado esse texto aos seus próprios discípulos, em João 6:45. G. They predicted the following dates as the battle of Armageddon. Zion’s Watchtower, 15 de Janeiro de 1892, pág. 1355, reimpressão "battle" is definitely marked in Scripture as October, 1914. Tradução livre: "batalha" está definitivamente marcada nas Escrituras para Outubro de 1914. Informant, Maio de 1940 The year 1940 is certain to be the most important year yet because Armageddon is very near. Tradução livre: O ano de 1940 é certamente o ano mais importante até agora porque o Armagedom está muito perto. Watchtower, 15 de Setembro de 1941, pág. 288 in the remaining months before Armageddon. Tradução livre: nos meses que restam antes do Armagedom. Despertai!, 22 de Fevereiro de 1970, pág. 31 Nenhum homem pode dizer com certeza o que o amanhã lhe trará. Mas, podemos saber sem dúvida o que Deus fará, porque Ele já revelou em sua Palavra, a Bíblia, qual é Seu propósito para com a humanidade, e o que o futuro reserva para a atual geração. O leitor tem um lugar em tal propósito, mas, se há de ser para o seu bem ou para o seu mal, depende do leitor. Aprenda o que Deus exige de nós e o que o seu futuro lhe pode reservar. A revista A Sentinela é publicada com o fim de ajudá-lo. Leia cada número. Despertai!, 22 de novembro de 1969, pág. 15 Se é jovem, também precisa encarar o fato de que jamais se tornará velho no atual sistema de coisas. Por que não? Porque toda a evidência em cumprimento da profecia bíblica indica que este corrupto sistema de coisas deverá terminar dentro de poucos anos... como jovem, jamais cumprirá qualquer carreira que este sistema ofereça. Se está no ginásio e pensa em obter instrução universitária, isso significará pelo menos quatro, talvez até seis ou oito anos mais a fim de formar-se numa carreira especializada. Mas, onde estará êste sistema de coisas naquele tempo? Já estará caminhando bem para o seu fim, se já não tiver desaparecido! É por isso que os pais que baseiam suas vidas na Palavra profética de Deus acham mais prático orientar seus filhos para profissões que não exijam períodos tão longos de instrução adicional... Com tais profissões práticas, muitos jovens conseguem sutentar-se com trabalho de tempo parcial. Isto lhes permite gastar mais de seu tempo em ajudar as pessoas interessadas a aprender os requisitos de Deus para a vida, por estudarem a Bíblia com elas. Na verdade, aqueles que não entendem onde nos achamos na corrente do tempo, do ponto de vista de Deus, chamarão isto de imprático. Mas, o que é realmente prático: preparar-se para uma posição neste mundo que logo desaparecerá? ou trabalhar no sentido de sobreviver ao fim deste sistema e gozar a vida eterna na nova ordem justa de Deus.

Fonte da fotocópia: http://www.mentesbereanas.org/cursaruniversidade.html

A Sentinela, 1 de Janeiro de 1989, pág. 12, par. 8 O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século 20. Light, Book Two (Autor: Rutherford. Ano: 1930. Contexto: Falando sobre outros profetas. Livro em português: Luz.), pág. 47 They have been thus prophesying particularly since 1918, and everyone knows that their prophecies to date have not come to pass; and that alone is strong evidence that they are false prophets. Tradução livre: Eles têm profetizado particularmente desde 1918, e todo mundo sabe que suas profecias até agora não se concretizaram; e apenas isso é forte evidência de que eles são falsos profetas. Watchtower, 15 de Outubro de 1958, pág. 613 "Sometime between April 15 and 23, 1957, Armageddon will sweep the World!..." So prophesied a certain California pastor Mihran Ask, in January 1957...Such false prophets tend to... Tradução livre: "Em algum momento entre 15 e 23 de Abril de 1957, o Armagedom varrerá o Mundo!..." Assim profetizou certo pastor da Califórnia, Mihran Ask, em Janeiro de 1957... Tais falsos profetas tendem a... Awake, 8 de Outubro de 1968, pág. 23 those in times past who predicted an "end of the world", even announcing a specific date...they were guilty of false prophesying. Tradução livre: aqueles que em tempos passados predisseram um "fim do mundo", até mesmo anunciando uma data específica... foram culpados de profetizar falsamente. Paraíso Restabelecido (pm), cap. 20, págs. 354-355, par. 22 22 Jeová, o Deus dos verdadeiros profetas, envergonhará todos os falsos profetas quer por não cumprir a predição falsa de tais pretensos profetas, quer por cumprir Suas próprias profecias de modo oposto ao que os falsos profetas predisseram. Os falsos profetas procurarão ocultar seus motivos de sentir vergonha por negar quem realmente são. A Sentinela, 15 de Dezembro de 1974, pág. 757, par. 4 De modo similar, o “falso profeta” não é uma pessoa, mas um sistema ou uma organização. Quem é "profeta" afirma ter informação inspirada para a orientação de outros. The Truth Shall Make You Free, 1943, pág. 285 Man on earth can no more get rid of these demonic “heavens” than man can by airplane or rockets or other means get up above the air envelope... Tradução livre: Os humanos não podem mais se livrar desses "céus" demoníacos que o homem pode, por avião ou foguetes ou outros meios, chegar acima do envelope de ar... A Sentinela, 1 de Novembro de 1995, pág. 14, par. 18 - Salvos de uma “geração iníqua” 18 Qual é, então, a "geração" tão freqüentemente mencionada por Jesus na presença dos seus discípulos? O que entendiam eles das suas palavras: “Esta geração de modo algum passará até que todas esta coisas ocorram”? Jesus, certamente, não se afastava do seu costumeiro uso do termo "esta geração", que ele aplicava coerentemente às massas contemporâneas e seus "guias cegos", que juntos constituíam a nação judaica. (Mateus 15:14) “Esta geração” sofreu toda a aflição predita por Jesus e então deixou de existir, numa “grande tribulação” sem igual que sobreveio a Jerusalém. — Mateus 24:21, 34. A Sentinela, 1 de Novembro de 1995, págs. 18-19, pars. 7-8

7 Em harmonia com isso, o professor de História Robert Wohl escreveu no seu livro The Generation of 1914 (A Geração de 1914): "A geração histórica não é definida pelos seus limites cronológicos . . . Não é delimitada por datas." Mas, ele salientou que a Primeira Guerra Mundial criou "um indiscutível senso de ruptura com o passado", e acrescentou: "Os que sobreviveram à guerra jamais poderiam desfazer-se da idéia de que um mundo acabara e outro começara em agosto de 1914." Como isso é veraz! Enfoca o ponto em questão. "Esta geração" da humanidade, desde 1914, tem passado por espantosas mudanças. Tem presenciado a terra ser encharcada do sangue de milhões de pessoas. Guerra, genocídio, terrorismo, crime e violação da lei têm irrompido em todo o mundo. Fome, doença e imoralidade assolam nosso globo. Jesus profetizou: "Também vós [discípulos], quando virdes estas coisas ocorrer, sabei que está próximo o reino de Deus. Deveras, eu vos digo: Esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram." — Lucas 21:31, 32.

8 Deveras, o triunfo completo do Reino messiânico é iminente! Será que adianta alguma coisa procurar datas ou especular sobre a duração literal da vida duma "geração"? Longe disso!

A Sentinela, 15 de Abril de 2010, pág. 10, par. 14 Como, então, devemos entender as palavras de Jesus a respeito de "esta geração"? Ele evidentemente queria dizer que a vida dos ungidos que estavam presentes quando o sinal começou a tornar-se evidente, em 1914, coincidiria em parte com a vida de outros ungidos que veriam o início da grande tribulação.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ