ESTATÍSTICAS SOBRE ESTE SITE

GLOSSÁRIO (saiba o que significam algumas das expressões encontradas aqui)

COMO UTILIZAR ESTE SITE?

Perguntas e respostas

Encontrei uma informação que não parece correta ou precisa. O que posso fazer?

Envie-nos um e-mail com o link para a página em questão, dizendo o que está errado e, opcionalmente, o que acha que pode ser feito. Teremos o prazer de arrumar quaisquer informações que realmente estejam incorretas.

Qual é o objetivo deste site?

Todos os editores deste site já foram testemunhas de Jeová (alguns ainda são oficialmente). No entanto, eles compartilham por meio deste informações que de outra forma as testemunhas de Jeová não teriam. Eles expõem o lado negativo desta organização. Não o fazem por vingança ou motivos egoístas. Pelo contrário, seus objetivos são fornecer informação para quem vem atrás dela. Não tentamos forçar ninguém a visitá-lo. Não apoiamos nenhum outro sistema religioso ou de crenças. Apenas expomos a outra face da organização das Testemunhas de Jeová.

Este site visa combater crenças e práticas nocivas da denominação religiosa Testemunhas de Jeová, além de dar apoio emocional às vítimas que se encontram dentro e fora dessa organização.

Somos a favor da liberdade religiosa. Por outro lado, expomos os atentados contra a dignidade e os direitos humanos. Acreditamos que a liderança das Testemunhas de Jeová é abusiva ao interferir nos direitos individuais de ex-adeptos e adeptos nas seguintes situações:

  1. Sangue e seus derivados: ao proibir certas formas de tratamento com sangue baseado numa interpretação particular da Bíblia que leva a óbito milhares de adeptos no mundo e sem dar opção para que esses fiéis escolham o tratamento médico que achem mais adequado, sob pena de serem expulsos (desassociados ou dissociados).
  2. Pedofilia e abuso sexual: na má gestão dos casos de pedofilia que desrespeita os direitos básicos das crianças abusadas e que não atua prontamente na denúncia as autoridades competentes.
  3. Desassociação e Dissociação: no incentivo ao ostracismo e discriminação para com ex-adeptos, através da Desassociação e Dissociação, que proíbe o contato com amigos e familiares após a saída dos mesmos dessa denominação religiosa.
  4. Interferência nos estudos e profissão: ao estigmatizar o Ensino Superior interferindo no direito de jovens a seguirem qualquer carreira secular que queiram exercer.
  5. Despolitização: ao restringir a plena atuação cidadã de seus adeptos com a proibição de votar ou de participar em qualquer área política, ou seja, sendo a despolitização uma regra.
  6. Discriminação de Gênero e Orientação sexual: por diminuir a posição das mulheres dentro da estrutura religiosa do grupo e por discriminar e inferiorizar pessoas por causa da orientação sexual.
  7. Alienação Parental: por incentivar a Alienação Parental.
  8. Infância roubada: por desrespeitar os direitos de uma criança ao doutriná-la com crenças que a afastam de uma vida normal e que causam inúmeros danos psicológicos.

Vocês promovem algum tipo de religião?

Como dito no item anterior, não apoiamos nenhuma religião ou sistema de crenças.

Vocês são "apóstatas"?

"No protestantismo apostasia é o esfriamento da fé, o abandono dos princípios bíblicos. Uma igreja ou um indivíduo apóstata é uma igreja ou indivíduo que aderiu ao mundanismo e aos costumes seculares, substituindo os princípios de Deus."

Não nos consideramos apóstatas pelo fato de que alguns de nós continuam a crer na Bíblia e/ou em Deus. O termo "apóstata" é usado de forma pejorativa nas publicações das testemunhas de Jeová com respeito a todos aqueles que deixaram essa religião, seja por se desligarem ou por serem expulsos por não concordarem com as doutrinas do "Corpo Governante".

Acreditamos que o termo que melhor nos define é "dissidência".

Aonde vocês pretendem chegar?

Queremos que as testemunhas de Jeová se tornem mais conscientes do ambiente em que estão inseridas e que as pessoas em geral tenham uma segunda opinião sobre essa religião antes de decidir fazer parte dela.

O que vou encontrar neste site?

Este site é voltado para o assunto "Testemunhas de Jeová", possuindo um blog (com artigos analíticos e notícias), um arquivo que inclui uma biblioteca de publicações antigas das Testemunhas de Jeová, citações de trechos controversos dessas publicações, depoimentos de membros e ex-membros, links para outros sites da dissidência e uma seção de vídeos e filmes.

Contato

Enviando um artigo

Você pode enviar um artigo para nosso e-mail. Ele será analisado e postado com os devidos créditos. Lembre-se de incluir as fontes (referências) sempre que possível, pois isto fará com que seu artigo seja aprovado mais rapidamente.

Opinando

Tem algo a nos dizer, perguntar ou sugerir? Envie-nos um e-mail. Seus dados pessoais não serão publicados.

E-mail: observatoriojw@gmail.com

contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ