Hemofilia - tratamentos com sangue

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 04:56:15 (Atualizado em: 2016-08-22 23:37:40)

Tags: citações, hemofilia, doenças, transfusão e frações de sangue, mudanças doutrinais

Despertai!, 22 de Agosto de 1975, pág. 29

◆ Certos “fatores” plasmáticos da coagulação acham-se agora em amplo uso para o tratamento da hemofilia, moléstia que provoca sangria incontrolável. No entanto, os que recebem tal tratamento enfrentam outro perigo mortífero: o semanário médico suíço Schweizer Med Wochenschrift relata que quase 40 por cento dos 113 hemofílicos estudados apresentaram casos de hepatite. “Todos esses pacientes receberam sangue integral, plasma, ou derivativos sanguíneos que continham [os fatores]”, observa o relatório. Naturalmente, os verdadeiros cristãos não utilizam este tratamento potencialmente perigoso, acatando a ordem da Bíblia de ‘abster-se de sangue’. — Atos 15:20, 28, 29.

A Sentinela, 1 de Dezembro de 1978, págs. 30-31

● São as injeções de soro compatíveis com a crença cristã?

No nosso número de 15 de outubro de 1974 apresentamos, nesta coluna, um estudo detalhado do uso de vacinas (que não contêm sangue) e de soros preparados a base de sangue. Quanto a esses pormenores, queira ver o que foi publicado nas páginas 639, 640, daquele número.

Apresentou que a classe médica abandona cada vez mais o uso de transfusões de sangue total. Em vez disso, o sangue humano está sendo separado em componentes primários que podem ser transfundidos — glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Sobre isso, dissemos: “Cremos que o uso do sangue tal como numa transfusão [para sustentar a vida], ou o uso dum componente do sangue para alcançar um objetivo similar, está evidentemente em conflito com a ordem bíblica de ‘abster-se de sangue’. (Atos 15:20)”

Entretanto, que dizer de se aceitarem injeções de soros para combater doenças, tais como os usados contra difteria, tétano, hepatite por vírus, hidrofobia, hemofilia e incompatibilidade de RH? Isto parece cair numa zona de ‘questões limítrofes’. Alguns cristãos acham que aceitar uma pequena quantidade de derivado de sangue para tal fim não é manifestação de desrespeito pela lei de Deus; sua consciência lhes permite isso. (Veja Lucas 6:1-5.) Outros, porém, sentem-se conscienciosamente obrigados a recusar os soros, por conterem sangue, embora em quantidades minúsculas. Por isso, adotamos a atitude de que esta questão precisa ser resolvida por cada pessoa, por decisão pessoal. Exortamos a cada um a ter uma consciência limpa e a acatar a orientação de Deus, encontrada na Sua Palavra. — Sal. 119:105.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ