O círculo da Terra

Postado por: Mentalista
Data: 2017-01-05 20:20:10 (Atualizado em: 2018-04-23 21:25:02)

Tags: blog, artigos, bíblia, tradução do novo mundo, Isaías, exatidão científica, formato, Terra, planeta

Você já deve ter visto uma testemunha de Jeová argumentar que Isaías 40:22 é uma evidência da exatidão científica da bíblia e uma evidência de sua inspiração divina. Talvez você mesmo utilize esse texto com esse objetivo. Mas proponho uma pergunta: Será que o escritor do livro de Isaías falava do formato, tal como atualmente foi comprovado, (aproximadamente) esférico da Terra? Este artigo visa analisar o que o escritor realmente disse. Muitos outros textos poderiam ser usados para argumentar a favor da exatidão bíblica, mas será Isaías 40:22 um deles?

Na sua nova revisão da Tradução do Novo Mundo (lançada em 2013), a Torre de Vigia adicionou uma nota de rodapé para esse versículo. Antes de mais nada, vamos ver o versículo:

Há Alguém que mora acima do círculo* da terra, E seus habitantes são como gafanhotos. Ele estende os céus como um véu fino E os estica como uma tenda para morar.

Agora a nota de rodapé:

Ou: “da esfera”.

Alguns estudiosos da Bíblia defendem a ideia de que o livro de Isaías foi escrito por mais de um autor. Você pode ver AQUI os argumentos deles e ver AQUI os argumentos da Torre de Vigia contra essa ideia. No entanto, esses ficam apenas como curiosidade, uma vez que não nos importará na análise quantos autores teve esse livro. Vamos supor que houve realmente apenas um escritor, conforme a crença oficial das Testemunhas de Jeová, de forma a não estender demais o assunto, o que não seria necessário de qualquer forma.

Será que o escritor de Isaías fez uma descrição precisa do formato da Terra bem antes da Ciência?

A palavra hebraica traduzida como "círculo" nessa escritura é "ḥūḡ (ח֝֗וּג)." Aparece duas vezes nas escrituras hebraicas. Uma vez em Isaías 40:22 e outra em Provérbios 8:27, na qual se refere ao horizonte. Veja o texto de Provérbios pela Tradução do Novo Mundo:

Quando ele preparou os céus, eu estava lá; Quando traçou o horizonte* sobre a superfície das águas

A nota de rodapé diz:

Lit.: “um círculo”

E quanto a objetos esféricos? Havia alguma palavra no hebraico do tempo de Isaías para se referir a uma esfera?

Note um versículo encontrado no mesmo livro, o de Isaías 22:18:

certamente o enrolará bem apertado e o lançará como uma bola em direção a uma terra espaçosa. Ali você morrerá, e ali ficarão os seus carros suntuosos, uma desonra para a casa do seu senhor.

A palavra hebraica traduzida ali como "bola" é "dur (דּוּר)."

Então, por que o escritor de Isaías não usou essa mesma palavra hebraica que representa melhor a ideia de formato esférico em Isaías 40:22? Será que ele realmente pretendia falar sobre o formato da Terra? Ou ele falava apenas do horizonte?

Naquela época, a humanidade acreditava que a Terra era plana e circular (como um disco). Isso poderia explicar por que Isaías usou a palavra círculo em vez de bola (esfera). Isso não necessariamente mostra um erro bíblico, mas apenas a noção que muitos, incluindo o escritor, tinham do formato do planeta naquela época. O ponto aqui é que esse texto em particular não é referência no sentido de provar a exatidão científica da Bíblia. Ao colocar propositalmente na nota de rodapé a palavra "esfera", a Torre de Vigia muda o sentido do versículo.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ