O que pensam de você as testemunhas de Jeová? - parte 1

Postado por: Mentalista
Data: 2018-03-05 00:43:00 (Atualizado em: 2018-03-05 00:43:17)

Tags: testemunhas de Jeová, pensamentos, trabalho, escola, opinião, servo, verdadeiros cristãos, mundanos, católicos, alienação, mundo

Em muitas partes do mundo, as testemunhas de Jeová são conhecidas por muitas pessoas ao seu redor como pessoas honestas, talvez dedicadas. Porém, isso não é exatamente recíproco. Esta postagem tem por objetivo mostrar o que as testemunhas de Jeová pensam sobre os "mundanos", palavra que elas usam para se referir às pessoas que não são testemunhas de Jeová. O que será que elas pensam das pessoas que não são da religião delas? Vamos começar vendo o que diz a Watchtower (Torre de Vigia), organização que lidera as testemunhas de Jeová no mundo todo. Para isso, vou citar trechos de algumas de suas publicações abaixo. Note que foram grifados por mim alguns trechos, em tom avermelhado.

A Sentinela, Janeiro de 2018 - Edição de estudo

Artigo: "Ele dá poder ao cansado"

Comentário: O parágrafo diz que para as testemunhas de Jeová não deve ser surpresa pessoas que não são testemunhas de Jeová tratar mal outras pessoas mas que, quando alguém que é testemunha de Jeová (mesmo que seja da família) faz isso, é motivo para se sentir arrasado.

Artigo: A Celebração une o povo de Jeová

Comentário: As testemunhas de Jeová pensam que somente elas (as que assistem às reuniões delas) terão a vida eterna, enquanto que as demais pessoas serão condenadas à morte eterna por Deus.

Comentário: O parágrafo diz que uma pessoa, para "estar na fé", precisa reconhecer a organização das testemunhas de Jeová como sendo a única religião que faz a vontade de Deus e precisa pregar a mensagem dessa religião.

Comentário: Nesse parágrafo as testemunhas de Jeová afirmam que são as únicas que acreditam que Deus enviou Jesus (da maneira correta) e que são as únicas que seguem os passos de Jesus.

Comentário: Aqui as testemunhas de Jeová mostram mais uma vez que se julgam a única religião verdadeira, o "povo de Jeová". Uma das datas centrais de sua doutrina é 1919, e elas alegam que foi naquele ano que Deus começou a organizá-las. Também afirmam que são as únicas a cumprir a profecia de Ezequiel.

Comentário: Aqui se diz que o "povo de Jeová" (testemunhas de Jeová) evita a arrogância, e que a maioria das pessoas (as que não são testemunhas de Jeová) não demonstra humildade.

Artigo: Um tipo de amor que não traz felicidade

Comentário: Esse parágrafo é bem direto ao dizer que os servos de Deus são apenas as testemunhas de Jeová (que são compostas de mais de 8 milhões de membros), que apenas elas são felizes de verdade (algo que outras publicações também dizem), e que somente elas amam a Deus e ao próximo. Nem seria necessário dizer que elas pensam que as outras pessoas não amam a Deus e ao próximo (ao mesmo tempo).

Comentário: Esse parágrafo diz que apenas as testemunhas de Jeová desfrutam de alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura e autodomínio. E que as outras pessoas, na maioria, pensam apenas em receber, não em dar.

Comentário: É triste ver que uma profissão tal como a de um médico é menosprezada dessa forma. Da forma como é colocada a situação, sugere-se que as pessoas que trabalham nessa área estão apenas em busca de uma carreira e afirma-se que trabalhar como médico não pode fazer alguém feliz de verdade, mas apenas cuidar das pessoas em sentido espiritual (isto é, convertê-las a testemunhas de Jeová) e ajudar irmãos (testemunhas de Jeová).

Comentário: Nem destaquei alguma coisa porque o parágrafo teria que ser destacado. Conforme é sustentado no final do parágrafo, apenas as testemunhas de Jeová teriam a verdadeira felicidade, ao passo que as demais pessoas são egoístas, materialistas, só pensam em tirar vantagem de outros etc.

Comentário: Talvez os parágrafos anteriores possa não ter convencido você de que as testemunhas de Jeová alegam ser as únicas que servem e são aprovadas por Deus. A primeira frase destacada deixa isso bem claro. No finalzinho, vemos que ainda se dizem diferente das outras pessoas que teriam características ruins decorrentes do egoísmo.

Artigo: Você enxerga a diferença?

Comentário inicial: Este artigo merece um comentário especial. É um artigo que confirma tudo o que já falamos até então. É um artigo que se propõe a mostrar a diferença entre as testemunhas de Jeová e as outras pessoas. Você notou que todos os artigos citados até então são da mesma revista, não notou? Note que praticamente não há artigo em que a organização das testemunhas de Jeová não coloque seus membros em um patamar diferente do das outras pessoas.

Comentário: A gravura é bem direta em alguns pontos. Notamos uma cruz ao fundo, mostrando que católicos são colocados de forma negativa. Notamos também alguns enfeites e acessórios no corpo da mulher, bem como alguns colares e cabelo com mechas, mostrando que pessoas que fazem uso desses itens também são colocadas de forma negativa. Pior ainda, atribuem-se a essas pessoas a raiva, a preguiça, a desorganização e a sujeira. Do outro lado, duas testemunhas de Jeová são vistas num local limpo, alegre, com mulheres dispostas e que cooperam entre si. Sem falar que é obviamente machista (o que é visto como positivo por elas).

‘Vocês verão a diferença entre uma pessoa justa e uma pessoa má.’

Comentário: Este é o texto base que foi escolhido para o artigo. Obviamente, colocam as testemunhas de Jeová na posição de pessoas justas e as outras pessoas na posição de pessoas más. Relembrando a gravura anterior, nota-se que ser católico já pode, no ponto de vista das testemunhas de Jeová, colocar uma pessoa na posição de pessoa má.

Comentário: O primeiro parágrafo coloca a seguinte situação: as testemunhas de Jeová seriam como pessoas sem doença perto de pessoas com doenças contagiosas, e tentam ajudá-las. O segundo parágrafo diz que essas outras pessoas não levam em conta a opinião de Deus e que possuem características ruins por não servi-lo (isto é, não serem testemunhas de Jeová). Também diz que as testemunhas de Jeová não têm os hábitos dessas pessoas mas que podem passar a ter por estarem perto delas. É como se nenhuma testemunha de Jeová pudesse contaminar alguém com algum comportamento, mas sempre o contrário. Por fim, diz que as testemunhas de Jeová são diferentes dessas pessoas e que devem ensiná-las a serem iguais a elas.

Comentário: O parágrafo alega que Paulo escreveu 19 características ruins que as pessoas que não são testemunhas de Jeová teriam. No final, diz que as testemunhas de Jeová, o "povo de Jeová", são "bem diferentes" e não têm essas características.

Comentário: O parágrafo 10 destaca em negrito algumas dessas características e compara as caluniadoras ao Diabo (na nota de rodapé). Embora o parágrafo não mencione essas pessoas especificamente, publicações anteriores também falaram de pessoas que "diriam mentiras maldosas" e nessas se referem a todos aqueles que expõem os podres dessa religião das testemunhas de Jeová, mesmo autoridades governamentais como a Comissão Real Australiana, que descobriu mais de mil casos de pedofilia (só na Austrália) entre testemunhas de Jeová. O parágrafo 11 alega que as testemunhas de Jeová são quem mostra verdadeiro amor pelos outros, e que isso as identifica como verdadeiros cristãos. No final, insinua que elas também amam até mesmo os seus inimigos (explicam que os amam por pregar a eles).

Comentário: O parágrafo novamente fala sobre o risco de as testemunhas de Jeová serem contaminadas pelas características de outras pessoas. Note mais uma vez que todas as características ruins são atribuídas apenas a quem não é testemunha de Jeová e que, se uma delas mostra uma característica ruim, é porque foi influenciada por um "mundano".

Comentário: Dessa gravura podemos destacar os seguintes pontos: O homem com barba e roubando não segue os conselhos da Bíblia. Ao passo que estuda com as testemunhas de Jeová (segunda imagem), ele já tem bem menos barba (apenas bigode na verdade). Quando se torna testemunha de Jeová, ele já não tem barba nem bigode, além de estar feliz. A legenda também indica que seguir os conselhos da Bíblia envolve necessariamente se tornar uma testemunha de Jeová, não havendo outra opção. A placa azul onde está escrito "JW.org" é indicação clara de que o homem se tornou testemunha de Jeová e está próximo a um de seus locais.

Comentário: O parágrafo diz que muitos fingem adorar a Deus mas fazem coisas erradas. Em outras palavras, diz que as testemunhas de Jeová são as únicas que adoram a Deus do modo certo. Uma das coisas que as testemunhas de Jeová condenam bastante é algumas igrejas tolerarem a participação de pessoas que têm relações sexuais antes do casamento, que fumam, que têm tatuagens, piercings ou qualquer coisa que as testemunhas de Jeová julgam como errada. A ideia por trás desse parágrafo é que as igrejas em geral não agradam a Deus, e que não contém normas elevadas de moral.

Comentário: O parágrafo ressalta pontos já mencionados anteriormente, mas complementa dizendo que as testemunhas de Jeová devem se afastar das outras pessoas na medida do possível, reconhecendo que seria bem difícil cortar totalmente o vínculo com todas as pessoas que não são testemunhas de Jeová (até porque elas precisam trabalhar, estudar e manter as aparências com a família para não ficar feio).

Comentário: As testemunhas de Jeová pensam que o único modo de dar glória a Deus é por ser uma testemunha de Jeová e deixar que outras pessoas vejam elas fazendo coisas boas e dizendo que são testemunhas de Jeová. No final, diz que Deus está com as testemunhas de Jeová, e que as outras pessoas que queiram estar com Deus precisam "ir com elas".

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ