Canal exclusivo de Deus na Terra

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 04:40:46 (Atualizado em: 2016-08-22 23:38:30)

Tags: citações, canal de Deus na Terra, exclusivismo, religião verdadeira

A Sentinela, 15 de Julho de 1987, págs. 18-19, par. 13

13 Jesus também nos aconselhou a pedir ao seu Pai celestial o espírito santo. Conforme Jesus nos assegura, Deus está mais disposto a dar-nos o espírito santo do que os pais terrenos estão a dar boas coisas aos seus filhos. (Lucas 11:13) Mas, podemos esperar que Jeová Deus nos conceda seu espírito santo de modo milagroso, sem qualquer esforço da nossa parte? De modo algum! Temos de fazer tudo o que podemos para receber espírito santo. Além de orarmos por ele, precisamos nutrir-nos diligentemente da Palavra de Deus. Por quê? Porque Jeová Deus não dá seu espírito santo à parte da sua Palavra, e não podemos esperar receber espírito santo se desconsideramos o canal terrestre que Jeová usa hoje, “o escravo fiel e discreto”, representado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Sem a ajuda deste “escravo”, nem entenderíamos o pleno sentido do que lemos, nem saberíamos como aplicar aquilo que aprendemos. — Mateus 24:45-47.

A Sentinela, 1 de Setembro de 1991, pars. 18-19, par. 15

15 Que dizer dos tempos modernos? Conforme predito em Mateus 24:3, 45-47, o Amo, Jesus Cristo, designou “o escravo fiel e discreto”, composto de cristãos ungidos, para cuidar de todos os Seus pertences na terra durante este dia de Sua presença. Este escravo fiel e discreto é representado hoje pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, que tem como instrumento de divulgação a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (EUA). Mui apropriadamente, o escravo fiel e discreto também tem sido chamado de canal de comunicação de Deus.

A Sentinela, 15 de Janeiro de 2001, pág. 16, par. 19

19 As designações teocráticas vêm de Jeová por meio do seu Filho e do canal terrestre visível de Deus, “o escravo fiel e discreto” e seu Corpo Governante. (Mateus 24:45-47) Todo o processo de tais recomendações e designações é dirigido, ou orientado, por espírito santo. Isto se dá porque as qualificações são especificadas na Palavra de Deus, inspirada por espírito santo, e a pessoa designada dá evidência de que está produzindo os frutos deste espírito. Portanto, as designações devem ser encaradas como feitas por espírito santo. Assim como no primeiro século os superintendentes e os servos ministeriais foram designados teocraticamente, o mesmo se dá hoje.

A Sentinela, 1 de Junhode 2003, págs. 21-22, par. 16

16 Ficar parados: Os servos de Jeová não procurarão salvar-se, mas depositarão a sua implícita confiança em Jeová. Somente ele é capaz de resgatar seus servos do caos do mundo, e prometeu fazer isso. (Isaías 43:10, 11; 54:15; Lamentações 3:26) Confiar em Jeová incluirá confiar no canal moderno, visível, que ele tem notoriamente usado por décadas para servir os seus propósitos. Os verdadeiros cristãos, como nunca antes, terão de depositar então sua confiança nos companheiros de adoração autorizados por Jeová e seu Rei governante para tomarem a dianteira. Esses homens fiéis dirigirão o povo de Deus. Desconsiderar a orientação deles poderia resultar em desastre. — Mateus 24:45-47; Hebreus 13:7, 17.

Nosso Ministério do Reino, Janeiro de 2003, pág. 8, par. 2

2 Efeitos maravilhosos: O que é essa língua pura? É o entendimento correto da verdade encontrada na Palavra de Deus referente a Jeová e seus propósitos, especialmente a verdade sobre o Reino de Deus. Conforme predito por Jesus, essa verdade tem-se tornado disponível por meio de um canal terrestre visível, “o escravo fiel e discreto”, resultando em povos “dentre todas as línguas das nações” aceitarem a verdadeira adoração. — Mat. 24:45; Zac. 8:23.

Clímax de Revelação, cap. 3, pág. 16, par. 6

6 Deus tinha um canal para comunicar Revelação nos dias de João, e João era a parte terrestre deste canal. Do mesmo modo, Deus tem um canal para prover hoje nutrição espiritual aos seus ‘escravos’. Jesus, na sua grande profecia a respeito da terminação do sistema de coisas, identificou a parte terrestre deste canal com “o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado”. (Mateus 24:3, 45-47) Ele usa esta classe de João para descerrar o significado da profecia.

Nosso Ministério do Reino, Julho de 1972, pág. 4

Sim, A Sentinela e Despertai! podem contribuir muito para ajudar pessoas a amoldar seu modo de pensar para terem a mentalidade de Cristo e de Deus. Contêm a verdade sólida da Palavra de Deus, apresentada da maneira mais satisfatória, como alimento para a mente, provido por meio do “escravo fiel e discreto” e servido “no tempo apropriado”. — Mat. 24:45, 46; 1 Tim. 4:16.

Nosso Ministério do Reino, Agosto de 1972 pág. 3

Receber a designação de ler no estudo da “Sentinela” é uma expressão de confiança da parte de Jeová e da congregação. Os que têm este excelente privilégio devem aproveitar a ocasião para ‘adornar o ensino de nosso Salvador, Deus’, por lerem de modo claro e com bom volume, fazendo todo o possível para transmitir o pleno entendimento da instrução recebida por meio do “escravo fiel e discreto”. — Tito 2:10.

Nosso Ministério do Reino, Abril de 1973, pág. 1. par. 3

3 Este mês oferecerá muitas oportunidades de fazer isso! Ofereceremos às pessoas em nosso território duas publicações valiosas, ‘Impossível Que Deus Minta’ e Vida Eterna. Reconhecemos o valor destas publicações fornecidas a nós por Jeová mediante seu “escravo fiel e discreto”, mostrando os justos requisitos de Jeová para a vida e ajudando-nos a levar a verdade a outros no nosso território. E como vamos encontrá-los? Principalmente por trabalhar de casa em casa. Quão bom seria se todos no nosso território designado pudessem ouvir nosso sermão bíblico e também compreender o valor de usar as publicações que oferecemos para estudar a Bíblia.

Nosso Ministério do Reino, Junho de 1973, pág. 3, par. 5

5 As assinaturas da Sentinela têm realizado um trabalho enorme de bem desde que começou a ser publicada. O “escravo fiel e discreto” tem usado este instrumento para distribuir alimento espiritual não só aos do povo de Jeová, mas a milhões de outros que têm fome e sede da verdade. O povo fiel de Jeová aprecia que hoje é o tempo indicado por Jeová para fazer isto, para Seu louvor.

Nosso Ministério do Reino, Junho de 1973, pág. 4, par. 5

5 Temos muitas oportunidades para palestrar assim. Por isso aguardamos com expectativa a campanha anual da Sentinela. Reconhecemos A Sentinela como um dos principais instrumentos providos por Jeová por intermédio do seu “escravo fiel e discreto”, que nos fornece “alimento no tempo apropriado” e nos ajuda a levar a verdade a outros no nosso território. E como os encontraremos? Principalmente por irmos de casa em casa. Quão excelente seria se todos no nosso território designado pudessem ouvir nossa apresentação bíblica de “Conheça a Deus” vendo o número corrente da Sentinela e ouvindo nossa descrição dela!

Nosso Ministério do Reino, Dezembro de 1973, pág. 4, par. 1

1 A distribuição da Sentinela e de Despertai! tem aumentado de modo animador nos últimos anos e não é para menos, pois são as únicas revistas na terra que proclamam as boas novas do reino. Milhões de pessoas, em toda a parte, têm sido alcançadas por esses instrumentos providos pela classe do “escravo fiel e discreto”, ao passo que o povo de Jeová é nutrido pelo alimento sólido da Palavra de Deus provido ‘no tempo apropriado’. O reconhecimento desses fatos nos incentiva a ter participação incrementada na distribuição das revistas.

Nosso Ministério do Reino, Março de 1974, pág. 4, par. 1

1 A benignidade imerecida e a misericórdia de Jeová são realmente grandes. Embora não tivesse nenhuma obrigação para com os homens imperfeitos, Jeová abriu o caminho para que pessoas de todas as nações e línguas tivessem a vida eterna. (Rev. 5:9, 10; 7:9, 10) Querendo que todos tirem proveito de sua provisão, ele induziu o coração dos de seu povo a tirar tempo de outras atividades, a fim de proclamar as “boas novas” e fazer discípulos. E não é evidência da benignidade imerecida e da misericórdia de Jeová que ele induziu o corpo governante do “escravo fiel e discreto” a providenciar um novo instrumento — Notícias do Reino N.° 16 para ajudar-nos a alcançar muitas pessoas com rapidez?

Nosso Ministério do Reino, Maio de 1974, pág. 2

Se havemos de nos mostrar leais a Jeová e à sua organização, apesar da crescente pressão e dos obstáculos à nossa adoração, teremos de cooperar com o “escravo fiel e discreto” e servir sob a direção dele, sendo que lhe foram confiados todos os bens de seu Amo. Por isso é vital identificarmos a classe hodierna do “escravo”.

Nosso Ministério do Reino, Setembro de 1974, pág. 7, par. 2

2‘ Mas o estudo e concentrar-se no que se lê não é fácil’, dirão alguns, e muitas vezes isto é verdade. O que foi que ajudou a muitos a ser bons estudantes e a ter alegria em se manter em dia com a verdade, conforme esclarecida por meio do “escravo fiel e discreto”? Estar interessado no que se faz é um dos fatores mais importantes.

Nosso Ministério do Reino, Novembro de 1977, pág. 5, par. 31

31 O arranjo da administração da lei de Deus na congregação cristã hoje é similar ao que existiu no primeiro século de nossa Era Comum, entre os primitivos cristãos. Em cooperação com o “escravo fiel e discreto”, há um corpo governante ou central de anciãos, que tem a responsabilidade especial de dirigir a administração das leis de Deus entre as testemunhas cristãs de Jeová. Os anciãos congregacionais e também os superintendentes viajantes têm o poder de agir como juízes em nome da congregação. Estes administradores são apreciados como provisão amorosa de Jeová e são encarados com respeito, por causa de seu trabalho. (1 Tes. 5:12, 13; 1 Tim. 5:17) Para instruírem outros e defenderem os requisitos de Deus, esses homens precisam estar bem familiarizados com as leis da Bíblia. Reconhecem que o julgar não é apenas ouvir casos. A administração da lei de Deus, por eles, envolve observá-la e ensiná-la, exortando à obediência a ela e usando-a como base para o julgamento, quando atuam na qualidade judicativa.

Nosso Ministério do Reino, Julgo de 1978, pág. 3, par. 1

1 Jeová tem cumprido sua promessa de prover alimento espiritual no tempo apropriado através do ‘escravo fiel e discreto’. O programa da vindoura assembléia internacional “Fé Vitoriosa” provará ser uma provisão a seu tempo.

A Sentinela, 15 de Abril de 2010, pág. 10, par. 13

13 Terceiro, o espírito santo está ativo em trazer à luz verdades bíblicas. (Pro. 4:18) Esta revista há muito tempo é usada pelo “escravo fiel e discreto” como canal principal para difundir a crescente luz. (Mat. 24:45) Por exemplo, considere nosso entendimento sobre quem compõem “esta geração” mencionada por Jesus. (Leia Mateus 24:32-34.) A que geração Jesus se referia? O artigo “O que a presença de Cristo significa para você?” explicou que Jesus não se referia aos perversos, mas sim aos seus discípulos, que logo seriam ungidos com espírito santo. Os seguidores ungidos de Jesus, tanto no primeiro século como nos nossos dias, seriam os que não apenas veriam o sinal mas também discerniriam seu significado — que Jesus ‘estaria próximo às portas’.

A Sentinela, 15 de Julho de 2010, pág. 23, par. 10

10 Em nossos dias, quando chega o tempo para esclarecer certo assunto espiritual, o espírito santo ajuda homens de responsabilidade, que representam o “escravo fiel e discreto” na sede mundial, a discernir verdades profundas não entendidas antes. (Mat. 24:45; 1 Cor. 2:13) O Corpo Governante como um todo analisa possíveis ajustes numa explicação. (Atos 15:6) As suas conclusões são publicadas em benefício de todos. (Mat. 10:27) Com o tempo, talvez sejam necessários esclarecimentos adicionais, e esses também são explicados honestamente. — Veja o quadro “Como o espírito revelou o significado do templo espiritual”.

A Sentinela, 15 de Setembro de 2010, pág. 26, par. 4

4 Ainda assim, Cristo viu que esses mesmos fiéis cristãos ungidos estavam dando o seu máximo para suprir o oportuno alimento espiritual para a família da fé. Desde 1879, em bons ou maus momentos, eles têm publicado verdades bíblicas sobre o Reino de Deus nas páginas desta revista. Jesus havia profetizado que, “ao chegar” para inspecionar seus domésticos durante a “terminação do sistema de coisas”, ele encontraria um escravo que estaria provendo para eles “alimento no tempo apropriado”. Ele declararia feliz esse escravo e o ‘designaria sobre todos os seus bens’ na Terra. (Mat. 24:3, 45-47) Como Cabeça da congregação cristã, Cristo tem usado esse “escravo fiel e discreto” para administrar os interesses do Seu Reino na Terra. Por meio de um Corpo Governante, ele tem fornecido orientações para os ungidos “domésticos” e seus companheiros das “outras ovelhas”. — João 10:16.

A Sentinela, 15 de Abril de 2011, pág. 5

Hoje, o simbólico mordomo, usado por Jeová, dá um sinal claro sempre que é preciso mudar algo ou agir de certa maneira. Como o mordomo faz isso? Por meio de artigos em A Sentinela e no Nosso Ministério do Reino, de novas publicações ou de palestras em assembleias e congressos. Além disso, as congregações recebem instruções por meio de superintendentes viajantes e de cartas, ou de sessões de treinamento frequentadas por irmãos que têm responsabilidades congregacionais.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ