Doutrina da Nova Luz

Postado por: Mentalista
Data: 2016-01-02 05:31:59 (Atualizado em: 2016-08-22 23:58:25)

Tags: citações, novas luzes, mudanças doutrinais, modificações

Zion's Watch Tower, Fevereiro de 1881, pág.3 (clique no texto para traduzir)

A new view of truth never can contradict a former truth. "New light" never extinguishes older "light," but adds to it...

Uma nova visão da verdade nunca pode contradizer uma verdade anterior. "Nova luz" nunca extingue "luz" anterior, mas lhe adiciona...

A Sentinela, 15 de Outubro de 1954, págs. 638-639 (o texto abaixo foi traduzido da edição em inglês por "Wiwo")

Pergunta dos Leitores

• Como é que o espírito de Jeová ajuda o "escravo fiel e discreto" a chegar à verdade de um assunto? A Sociedade não reivindica infalibilidade ou inspiração. Quão dependente é da Palavra escrita? Como podemos ter certeza de que esta é a organização que Jeová usa quando algumas coisas são publicadas e mais tarde modificadas? -C. P., Estados Unidos.

Quanto à forma em como a verdade é trazida a tona através da organização de Jeová, por favor note que, se a Sociedade Torre de Vigia fosse infalível, não haveria necessidade de futuras correções de pontos de vista adotados; mas, porque não é infalível e nunca alegou ser, de vez em quando é necessário fazer correções. Se o espírito de Jeová operasse da mesma forma como ele fez com os escritores da Bíblia, inspirando-os a escrever de acordo com os pensamentos de Jeová, nesse caso jamais haveria necessidade de corrigir certos assuntos. Mas visto que hoje o espírito não funciona dessa maneira, algumas correções são feitas de tempos em tempos.

De fato, Jeová Deus predisse ou indicou que tal seria o caso. Provérbios 4:18 afirma: "O caminho do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até a plena claridade do dia." Enquanto a luz ainda é fraca, as grandes linhas de um objeto podem ser visíveis, mas os detalhes nem sempre são enxergados e, conforme a luz aumenta, esses detalhes podem ser vistos com mais clareza e obtemos uma visão mais clara. A interpretação da verdade depende totalmente da Palavra de Jeová e as comprovações devem aproximar-se da sua Palavra. No entanto, com maior clareza e compreensão, novas verdades são discernidas e algo que antes parecia muito lógico pode exigir revisão.

Jeová não disse que todo o assunto seria visto com total clareza instantaneamente. Com estes últimos dias em mente, Jesus falou do "escravo fiel e discreto", que seria nomeado para trazer "alimento no tempo apropriado". (Mat. 24:45, NW) O alimento sendo continuamente fornecido é um processo progressivo e à medida que avançamos na corrente do tempo e observamos cumprimentos e profecias adicionais, novas verdades são discernidas, constituindo assim em alimento fresco e nutritivo para o nosso dia. Algumas verdades não eram essenciais para nós antes da época de seu discernimento, caso contrário, Jeová os teria trazido à tona, tornando-as conhecidas antes.

Mesmo os pontos de vista errados detidos pelas Testemunhas de Jeová durante a primeira guerra mundial contribuíram ao objetivo no cumprimento da profecia, porque o Senhor há muito tempo tinha predito uma condição de impureza espiritual ao seu povo naquele momento em particular e do trabalho de limpeza que seria feito. Daí, de acordo com a profecia, essas coisas são de esperar e sua ocorrência é uma confirmação de que esta é a organização de Jeová, e não uma causa para duvidar sobre Jeová utilizar a organização.

Jeová usa esta organização, pois é humilde e está disposta aprender; não está fixada e limitada nos seus pontos de vista. É uma organização que olha para Jeová em busca de orientação e direção e vê a sua manobra em assuntos na cena mundial e no desenrolar de eventos que cumprem a profecia e que ajusta seus pontos de vista de acordo com estas coisas. Ela está disposta a mudar e manter-se em dia com o desenvolvimento das condições, conforme a luz é revelada e brilha mais e mais. É por isso que Jeová pode usar esta organização e, certamente, como mostram os fatos, ele tem usado e continua a usá-la. Ele está produzindo o aumento. Ele está usando esta organização para pregar as boas novas do Reino estabelecido em toda a terra habitada. Profecias estão se cumprindo neste grupo. Somos aconselhados a permanecer achegados à organização, pois mesmo se a organização tem pontos de vista que são posteriormente alterados, nossa segurança depende em manter-nos dentro da organização e mudar com ela quando a luz aumenta e quando novas verdades são discernidas.

Nenhuma outra organização tem demonstrado esta flexibilidade para alterar seus pontos de vista, para acompanhar a mudança dos tempos, de estar alerta para o aumento da luz que vem de Jeová desde o templo, pois outros grupos permanecem ligados às suas antigas crenças. Ao invés de uma pedra de tropeço, a disposição da sociedade de mudar de opinião quando necessário deve ser uma fonte de conforto e encorajamento, uma garantia de que haverá avanço contínuo e aumento na aprendizagem, uma luz sempre iluminando à medida que nos aproximamos da plena claridade do dia com seu brilho do meio-dia. Uma religião falsa pode ter alguma verdade nela, mas nunca se livra de suas muitas falsidades, e a verdade que ela tem continua contaminada. Com a organização de Jeová as crenças podem ser baseadas na Bíblia e, quando alguma visão errônea é detectada, é imediatamente descartada.

Uma analogia pode ser feita entre o primeira e a segunda presença de Cristo Jesus. No seu primeiro advento, certamente, os apóstolos no primeiro século pensaram que ele seria um rei inteiramente terrestre e que o reino seria terreno. Só depois de Pentecostes que eles aprenderam que seria um reino celestial. Antes desse tempo eles não podiam discernir esta verdade, e eles tinham uma ideia falsa, como mostrado por Atos 1: 6-8: "Quando, agora, eles estavam reunidos, eles foram para perguntar-lhe: 'Mestre, é neste momento que você vai restaurar o reino de Israel?' Ele lhes disse: 'não pertence a vocês obter conhecimento dos tempos ou épocas que o Pai tem colocado sob a sua própria jurisdição, mas receberão poder quando o Espírito Santo chegar em cima de vocês.'" Da mesma forma, passou algum tempo até que viram claramente que eles não estavam mais sob a lei mosaica, como mostrado por Atos, capítulo 15. Mas isso não significa que eles não eram os servos de Jeová e seu canal para trazer a verdade ao povo. Assim, não devemos tropeçar porque o mesmo acontece hoje.

Na verdade, essa capacidade de descartar o errado, conforme a luz vai aumentando, marca a diferença entre os verdadeiros adoradores de Jeová e as falsas religiões da cristandade. Quando pode ser claramente demonstrado, a partir da Bíblia, que uma ideia uma vez ensinada não tem suficiente suporte bíblico e que um ponto de vista diferente tem o peso do testemunho da Bíblia, então o novo ponto de vista é adotado e o antigo entendimento é posto de lado. Seria arrogante demais não fazer isso, e tal orgulho antecederia uma queda. (Prov. 16:18) O aumento da compreensão da própria Bíblia e a prova crescente da própria Bíblia são a base para alterar o ponto de vista. Esta organização está sempre provando e estudando para encontrar bases sólidas nas Escrituras para suas crenças e, conforme a luz aumenta, os alicerces de nossas crenças se tornam mais e mais fortes. Nós temos ouvidos para ouvir uma verdade esclarecida, não orelhas que se recusam a ouvir. Temos olhos para ver a luz aumentando, e não olhos que se recusam a ver. Estamos ansiosos para novas luzes e novo "alimento no tempo apropriado".

Isso é o que Jeová fornece, não através de indivíduos, mas através de sua organização. (Prov. 3: 5, 6) Ele tem operado deste modo com este grupo no passado e ele ainda está fazendo isso, como confirmam abundantemente os fatos físicos. Os antecedentes da organização têm mostrado que aqueles que se separaram, pensando-se mais espertos do que a Sociedade, logo são engolidos nos mares da humanidade. As novas ideias que eles entretêm são logo esquecidas. Não são pregadas em todo o mundo por toda a terra habitada, como Jesus disse que seria feito com a verdade. Estes descontentes que se separam não estão cumprindo as profecias que Jesus disse que seriam realizadas por seu verdadeiro povo. É esta organização que está desfrutando este cumprimento e é através desta organização que Jeová envia mais luz e alimento espiritual que retifica quaisquer concepções errôneas anteriormente aceitas, bem como adicionado ao rico tesouro de alimento espiritual disponível para aqueles que se dedicam a ele e estão dispostos para usarem em seu serviço, informando aos outros.

Jesus disse: "Ao mesmo tempo, a sabedoria é justificada por suas obras." Portanto, esta organização é justificada como sendo usada por Jeová por sua atividade em fazer a obra de pregação que Jesus predisse e em ser utilizada para cumprir muitas outras profecias.-Mateus. 11:19.

A Sentinela, 1 de Agosto de 1982, págs. 26-27, pars. 1-2

A LUZ lançada sobre a vereda dos servos de Jeová, desde os tempos mais primitivos, tem aumentado cada vez mais. Isto tem acontecido ainda mais desde o momentoso ano de 1914, quando, conforme mostraram os acontecimentos aqui na terra, “o reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor [Jeová] e do seu Cristo”. (Revelação 11:15) A luz da Palavra de Deus tem raiado como o sol numa “manhã sem nuvens”, para iluminar ainda mais a vereda que os servos de Jeová têm de seguir. — 2 Samuel 23:3, 4.

2 No entanto, a alguns talvez tem parecido que a vereda nem sempre seguiu reto em frente. Ocasionalmente, as explicações dadas pela organização visível de Jeová têm indicado ajustes que aparentemente voltam a pontos de vista anteriores. Mas, na realidade, não tem sido assim. Poderia ser comparado ao que se conhece em náutica como “bordejar”. Manobrando as velas, os marujos podem fazer o barco ir da direita para a esquerda, em ziguezague, mas sempre avançando em direção ao seu destino, apesar de ventos contrários. E o objetivo visado pelos servos de Jeová são os “novos céus e uma nova terra” da promessa de Deus. — 2 Pedro 3:13.

A Sentinela, 15 de Abril de 1977, pág. 246

É assunto sério representar Deus e Cristo de um modo, e depois achar que nosso entendimento dos principais ensinos e das doutrinas fundamentais das Escrituras estava errado, e, daí, retornar às mesmas doutrinas que, por anos de estudo, cabalmente verificamos ser erradas. Os cristãos não podem vacilar — ser indecisos — a respeito de ensinos fundamentais. Que confiança se pode ter na sinceridade ou no critério de tais pessoas?

A Sentinela, 15 de Agosto de 1981, pág. 19

Podemos tirar proveito desta consideração. Uma vez que verificamos qual o instrumento que Deus usa como seu “escravo” para distribuir o alimento espiritual ao seu povo, Jeová certamente não se agradará se recebermos este alimento como se pudesse conter algo prejudicial. Devemos ter confiança no instrumento que Deus usa. Na sede de Brooklyn, donde emanam as publicações bíblicas das Testemunhas de Jeová, há mais anciãos cristãos maduros, tanto do “restante” como das “outras ovelhas”, do que em qualquer outra parte da terra.

É verdade que os irmãos que preparam essas publicações não são infalíveis. Seus escritos não são inspirados assim como eram os de Paulo e dos outros escritores bíblicos. (2 Tim. 3:16) E assim, às vezes, tornou-se necessário corrigir conceitos, conforme o entendimento se tornou mais claro. (Pro. 4:18) No entanto, isto tem resultado no constante refinamento do conjunto de verdades baseadas na Bíblia, aceitas pelas Testemunhas de Jeová. No decorrer dos anos, ao passo que se fizeram ajustes neste conjunto de verdades, ele se tornou cada vez mais maravilhoso e aplicável na nossa vida, nestes “últimos dias”. Os comentadores bíblicos da cristandade tampouco são inspirados. Apesar de afirmarem ter grande conhecimento, deixaram de destacar até mesmo verdades bíblicas básicas — tais como a vindoura terra paradísica, a importância do nome de Deus e a condição dos mortos.

Antes, os precedentes estabelecidos pela organização do “escravo fiel e discreto” nos mais de 100 anos passados obrigam-nos a chegar à conclusão que Pedro expressou quando Jesus perguntou se os seus apóstolos também queriam abandoná-lo, a saber: “Para quem havemos de ir?” (João 6:66-69) Não há dúvida sobre isso. Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica de que precisamos fora da organização do “escravo fiel e discreto”.

Comentários


contato@observatoriojw.org
@2016-2018 OBSERVATÓRIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ